26/10/2005

Manifestações na Embaixada dos EUA, Itamaraty e Praça dos Três Poderes

Na noite desta quarta-feira (26), os participantes da Assembléia Popular: Mutirão por um novo Brasil saem às 18 horas do Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, e caminham até a Praça dos Três Poderes. Passarão pela embaixada dos EUA, onde realizam um ato contra a intervenção deste país na América Latina e contra a presença de George W. Bush no Brasil e na Cúpula das Américas, que ocorre em Mar Del Plata, na Argentina, de 1 a 5 de novembro. Na frente da embaixada norte-americana serão deixadas cruzes brancas e uma faixa de protesto.


 


Haverá uma parada do grupo em frente ao Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios, para questionar a atuação de tropas brasileiras na missão das Nações Unidas para a “estabilização do Haiti”, caracterizada pelo apoio ao imperialismo estadunidense e pela interferência na soberania do Haiti.


 


Por fim, o grupo de cerca de 8 mil pessoas chega à Praça dos Três Poderes para um ato dividido em três temas. O primeiro deles é o apoio à revitalização do rio São Francisco e de contraposição à transposição do Rio, com a presença de D. frei Luiz Flávio Cappio, bispo de Barra/BA que fez greve de fome contra a transposição por 11 dias. Indígenas de todo o país, liderados pelos povos Truká e Tumbalalá, que serão diretamente atingidos pela obra, também participam da manifestação.


 


A segunda parte do ato tratará das lutas a partir da Rede Jubileu Sul Brasil, que atua contra a implantação da Alca, questiona as dívidas interna e externa e a militarização do continente americano. A última parte do ato trará o acúmulo da discussão feita pelas Semanas Sociais Brasileiras, que há dez anos debatem projetos alternativos para o país a partir dos movimentos populares e pastorais sociais.


 


Serão manifestações rápidas. A volta para o alojamento está prevista para as 22 horas.


 


Percurso – A caminhada parte às 18 horas do Ginásio Nilson Nelson, no Eixo Monumental. O grupo atravessa o eixo atrás do Centro de Convenções, desce até a Catedral e segue até a Embaixada dos EUA. Dali, os manifestantes caminham de volta à Esplanada dos Ministérios, param em frente ao Itamaraty e, por fim, chegam à Praça dos Três Poderes.


 


Mais informações: www.assembleiapopular.com.br


 


Contatos para a imprensa:


Maria: (61) 8464-6176 – [email protected]


Priscila: (61) 9979-6912 – [email protected]


Cida Lima: (61) 9989.6509 – [email protected]


Renina Valejo: (61) 8424.0145 – [email protected]


Sala de imprensa: (61) 3326.1317 e fax: (61) 3326.1292


 

Fonte: Assembléia Popular
Share this: