15/10/2005

Cimi denuncia Funai a relator da ONU

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) apresentará ao relator Especial da ONU sobre Formas Contemporâneas de Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia, Doudou Diène, denúncia contra as  práticas de discriminação cometidas pelo órgão indigenista oficial e o Estado brasileiro.


 


Um dos pontos a serem denunciados com maior destaque será o descaso do Estado com o povo Krahô-Kanela. Privados de seu direito constitucional à terra, há dois anos, trezentas pessoas deste povo vivem confinadas em uma casa no município de Gurupi, no Tocantins. O líder Krahô-Kanela, Mariano Ribeiro participará da reunião. Outro povo que terá atenção especial nas denúncias levantadas pelo Cimi são os Guarani-Kaiowá, que sofrem com a desnutrição de suas crianças e o não reconhecimento de suas terras.


 


O intuito da viagem de Diène é o de, entre outras questões, investigar as discriminações praticadas contra as populações indígenas e negras no país, bem como a situação de certos grupos de imigrantes.


 


A denúncia será feita nesta segunda-feira, na parte da tarde, quando o relator se encontra com entidades da sociedade civil no escritório do Cimi, em Brasília. A visita ao Brasil do relator ocorre entre os dias 17 e 24 de outubro. Além da Capital, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Fonte: Cimi
Share this: