10/10/2005

Bahia: Povo Tupinamba faz manifestação em protesto contra falta de transporte escolar

Lideranças, professores, alunos e representantes diversos da comunidade Pataxó Hã-hã-hãe de Pau Brasil farão um ato de solidariedade ao Vereador Gerson Melo, em frente ao Fórum do município de Pau Brasil na próxima segunda-feira, dia 10, a partir das 11h30.


 


A manifestação é também demonstração de protesto e repudio aos atentados que o vereador indígena Gerson Melo vem sofrendo neste ano. O último atentado contra ele ocorreu esta semana, em 3 de outubro.


 


Gerson Melo, ex-cacique dos Pataxó Hã-hã-hãe, eleito Vereador pelo PT no município de Pau Brasil, mantém a sua postura de defesa e luta pela reconquista do território de seu povo e, segundo ele, esta posição tem despertado ainda mais a raiva dos invasores de suas terras, que tentam lhe calar.


 


Este é o segundo atentando que o Vereador Gerson Melo sofre este ano. Em 21 de março de 2005, também quando voltava de uma Sessão na Câmara de Vereadores, ele foi emboscado por três homens que efetuaram vários disparos contra o veiculo da Funai, quando ele se encontrava a cerca de um quilometro do município de Pau Brasil.


 


A luta pela demarcação da terra indígena do povo Hã-hã hãe já dura 23 anos, período no qual 16 lideranças foram assassinadas. A regularização do território depende do Supremo Tribunal Federal, que deverá decidir sobre uma ação de nulidade de títulos, em tramitação há mais de 22 anos. Enquanto isso não ocorre, os Pataxó sabem que enfrentarão conflitos. Gerson Melo diz que tem consciência disso, mas que não pode recuar. “Se eu tiver que parar de denunciar vou ter que renunciar ao meu mandato. Não vai resolver nada me matar. Se eu morrer virá outro para continuar este trabalho e com mais força”, declarou.


 


Entidades de apoio da região já confirmaram suas presença neste ato de repudio e de solidariedade ao Vereador Gerson Melo.


 


Itabuna (BA) 07 de outubro de 2005.


 


Conselho Indigenista Missionário


Contato: (73) 3212 1171





 


Povo Tupinambá reivindica transporte escolar em protesto nesta segunda-feira, dia 10


 


Alunos Tupinambá de Olivença e lideranças deste povo farão na próxima segunda-feira, 10, às 9h00 de segunda feira (10/10/05). uma manifestação de protesto contra a falta de transporte escolar para os indígenas. Há um mês, os estudantes das comunidades da Sapucaeira e Acuipe que se dirigem a Olivença, e estudam no  Colégio Jorge Calmon na Rodovia Ilhéus x Una, km 14, não têm como ir à escola.


 


As lideranças informam que vários documentos já foram enviados a Procuradoria, a Prefeitura, mas nenhuma providencia foi tomada. O pagamento do transporte está atrasado a quatro meses e, por isso, a empresa se recusa a continuar transportando os alunos indígenas.


 


Diante da gravidade da situação, as lideranças e os alunos definiram por fazerem uma manifestação de protesto, exigindo providências urgentes,em frente ao Colégio Jorge Calmon. 


 


Atenciosamente


 


Valdenilson Oliveira Tupinambá


Professor e liderança Tupinambá


Tel. Para contato (73) 9142-7093  ou 9961-7595


 

Fonte: Cimi
Share this: