CARTA DA PRESIDÊNCIA DA CNBB AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Em favor do apelo de Dom Luis Flávio Cappio
Brasília – DF, 28 de setembro de 2005
P. nº 0707/05
Excelentíssimo Senhor
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil
Dirigimo-nos a Vossa Excelência com a saudação de “paz e bem”!
Estamos impressionados e preocupados com a atitude do nosso irmão no episcopado, Dom Frei Luís Flávio Cappio, OFM, Bispo de Barra, Bahia. Trata-se de um apelo extremo em defesa da vida do rio São Francisco e do povo ribeirinho.
Somos interpelados por este gesto profético, fruto de um discernimento espiritual feito ao longo de anos de convívio com a realidade de pobreza e sofrimento das populações que sobrevivem do rio São Francisco.
Sem entrar no mérito dos aspectos técnicos do projeto, a atitude do nosso irmão expressa o grito angustiante das populações ribeirinhas e as divergências de opinião sobre o projeto.
Senhor Presidente, apelamos para que reconsidere a decisão política que, ainda longe de um consenso na região nordestina a respeito da viabilidade e dos resultados sócio-ambientais da transposição do rio São Francisco, divide as mentes e os corações. Esperamos uma atitude sua em favor da unidade do povo nordestino. É preciso intensificar o diálogo capaz de superar as divergências que existem na região e construir um projeto que seja do conjunto da sociedade.
Apelamos para a sua responsabilidade de Presidente da República, para adiar o início das obras de transposição do rio e garantir, antes de tudo, a sua revitalização.
Confiados em Deus, esperamos contar com a sua compreensão e solidariedade, para olhar com carinho o nosso irmão e nos ajudar a preservar-lhe a vida.
Com o nosso respeito.
Cardeal Geraldo Majella Agnelo
Arcebispo de São Salvador da Bahia
Presidente da CNBB
Dom Antônio Celso de Queirós
Bispo de Catanduva – SP
Vice-Presidente da CNBB
Dom Odilo Pedro Scherer
Bispo Auxiliar de São Paulo
Secretário Geral da CNBB
CARTA DA PRESIDÊNCIA DA CNBB A DOM LUIS FLÁVIO CAPPIO
Brasília-DF, 28 de setembro de 2005
P. nº 0708/05
Prezado irmão, Dom Luís Flávio Cappio
Paz e Bem!
No momento em que você toma uma decisão de extrema importância em sua vida, queremos assegurar-lhe a presença fraterna de seus irmãos bispos da Presidência e do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB. Sabemos que estamos diante de uma atitude extrema, mas também de grande generosidade. Qualquer que seja o juízo sobre a oportunidade de sua decisão, não é possível deixar de reconhecer a nobreza de seu propósito. Num mundo acostumado à ganância de quem quer tudo para si, sua luta em favor do povo pobre, tem a marca evangélica de Francisco de Assis no seguimento de Jesus.
Nos difíceis dias que vêm pela frente, conte com nossa constante oração. O Senhor esteja sempre ao seu lado dando-lhe luz para discernir.
Que Deus ilumine igualmente nosso governo e nossa sociedade no encaminhamento de uma solução mais partilhada e convergente com relação às águas do rio São Francisco e dos pobres do Nordeste.
Nossa oração é também para que você se mantenha aberto e disponível a novos dados que possam sobrevir do Espírito e da Comunidade Eclesial, em vista de um constante discernimento.
Que Deus o abençoe, proteja e guarde.
Um abraço fraterno
Cardeal Geraldo Majella Agnelo
Arcebispo de São Salvador da Bahia
Presidente da CNBB
Dom Antônio Celso de Queirós
Bispo de Catanduva – SP
Vice-Presidente da CNBB
Dom Odilo Pedro Scherer
Bispo Auxiliar de São Paulo
Secretário Geral da CNBB