Comemoração da Homologação de Raposa Serra do Sol
Não conseguirão roubar nossos sonhos
Impossível será queimarem nossa esperança
Jamais destruirão nossos espíritos guerreiros!
A terra mãe vencerá a força dos agressores,
Venceremos nós, seus filhos seculares,
Triunfará o direito e a alegria de viver em paz!
A festa vai começar, com um novo tempo
Ninguém conseguirá impedir nossa felicidade
Seremos novamente livres como o vento!
Esses são os sentimentos que certamente estarão embalando vossa vida em festa nestes dias da “celebração da vitória” de uma batalha, que vocês venceram, e que certamente vos garantirá a vitória final, que é de poderem viver em paz e felizes em vossas terras!
Amigos e companheiros Makuxi, Taurepang, Wapixana, Ingarikó, Patamona… da Raposa Serra do Sol, gostaria muito de estar aí com vocês nesta tão merecida comemoração e celebração. Mas os caminhos da vida me levaram a estar neste momento junto aos povos indígenas do Mato Grosso do Sul. Mas estou com vocês, em espírito e solidariedade, nesta hora tão especial. Vocês estão dando um exemplo para o Brasil e para o mundo de que é possível sim vencer as forças da morte, da opressão, da dominação, quando se acredita na força da união, na lição da resistência, no poder e sabedoria da história milenar de cada povo.
Nesta hora de comemoração apenas pediria uma coisa a vocês – façam essa alegria de vocês ser sempre maior ajudando os outros povos indígenas do Brasil a terem sua terra para viver. Aqui no Mato Grosso do Sul, por exemplo, são mais de 30 mil Guarani vivendo em menos de 20 mil hectares de terra. Estão na verdade confinados, numa prisão, como eles mesmos dizem. Eles estão lutando muito, vários líderes já foram assassinados, mas as forças dos fazendeiros e donos do agronegócio, políticos e tudo mais é muito forte. Vocês entendem bem isso, pois viveram e vivem situações semelhantes.
Partilhei momentos importantes de minha vida com vocês, em momentos de festa, de luta, de reflexão, de violência e de muita esperança. Aprendi muito com vocês. Mesmo longe, e quem sabe um dia novamente mais perto ou junto, continuarei unido e solidário em vossa caminhada, até a vitória final.
Abraços alegres e festivos.
Egon Heck
Cimi Mato Grosso do Sul