17/08/2005

Acampamento indígena Terra Livre, na Esplanada, é tema de vídeo

Documentário tem imagens captadas por indígenas


 


O vídeo “Abril Indígena – Acampamento Terra Livre”, será lançado nesta quinta-feira, dia 18, às 12 horas, no Anfiteatro 10 do ICC – Ala Sul, na Universidade de Brasília (UnB). O vídeo retrata as mobilizações realizadas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no mês de abril deste ano, por cerca de 800 indígenas de 89 povos, que acamparam por cinco dias em frente ao Congresso Nacional. Em um circo montado no gramado da Esplanada, discutiram temas da política indigenista brasileira como terra, saúde, educação, sustentabilidade e os projetos de lei que ameaçam seus direitos conquistados na Constituição Federal de 1998.


 


A terra foi questão central: “Se as crianças do Mato Grosso do Sul estão morrendo, é por falta de terra”, afirma emocionada uma indígena Guarani-Kaiowá durante audiência com a presença do presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes.


 


Os indígenas apresentaram suas reivindicações a representantes do poder público federal, entre eles o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que os recebeu após manifestações em frente ao ministério.


 


O vídeo, de 20 minutos, tem imagens captadas pelo diretor, Bruno Pacheco de Oliveira, e por dois indígenas, Tiuré e Bruno Tupinambá. A produção é uma realização do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas, que congrega mais de uma dezena de entidades indígenas e indigenistas.


 


Falas no documentário:


 


– “Por que nossas professoras recebem R$   200,00 de salário se a Constituição Federal define que ninguém pode receber menos que o salário mínimo?” – pergunta enviada por escrito durante audiência;


 


– “Se as crianças do Mato Grosso do Sul estão morrendo, é por falta de terra” – Leia Guarani-Kaiowá;


 


– “Só a reforma agrária pode diminuir a invasão das terras indígenas pelos fazendeiros” – Holf Hackbart, presidente do Incra;


 


– “A Funai não tem papel de tutela, porque tutela pressupõe incapacidade e índio não é incapaz” – Dra. Deborah Duprat, sub-procuradora do Ministério Público Federal;


 


– “Este copo está meio vazio ou meio cheio? As demandas todas são perfeitamente reais e justas. Mas é um copo difícil de alcançar” – Mércio Pereira Gomes, presidente da Funai.


 


Evento:


Lançamento vídeo “Abril Indígena – Acampamento Terra Livre”, 20 minutos.


 


Data e Horário:


18 de agosto, às 12h.


 


Local:


Anfiteatro 10 da Ala Sul do ICC (Minhocão), na Universidade de Brasília (UnB).


 

Fonte: Cimi
Share this: