13/07/2005

Possível despejo contra povo Cocama, no Amazonas

A notícia de que um cidadão da cidade de Fonte Boa (AM) teria em mãos uma liminar para retirar os moradores da comunidade de Santa União deixou apreensivos os mais de 140 indígenas do povo Cocama que ali vivem. A informação foi prestada por André Cruz, Coordenador de Terras da UNI/Tefé (União das Nações Indígenas de Tefé).


 


O clima é tenso no local. Ali vivem 22 famílias Cocama há mais de cem anos, segundo o dirigente da UNI/Tefé, que não aceitam a possibilidade de serem removidas, ainda que por medida judicial. “Tememos que poderá haver conflito de graves conseqüências se tentarem retirar os indígenas”, alerta André Cruz.


 


Segundo ele, a terra em questão tem 800 mil hectares e nela existem vários lagos onde há fartura de peixes e esta seria a razão pela qual tem despertado tanta cobiça. Vários políticos importantes da região e de outros municípios já tentaram retirar os indígenas e se apossar da terra, mas sempre esbarraram na resistência da comunidade.


 


A UNI/Tefé está contratando um advogado para recorrer da medida, caso seja comprovada a existência da liminar. “Queremos alertar as autoridades para evitar que ocorra um massacre, pois os indígenas, que são os legítimos habitantes do local há vários anos, não vão deixar que lhes tirem do local onde nasceram e onde estão seus antepassados”, disse André Cruz.


 


A comunidade Santa União fica em Fonte Boa – município localizado a Oeste do Amazonas, distante da capital, Manaus, 1.110 quilômetros por via fluvial -, e ainda não foi reconhecida pela Funai, de acordo com o coordenador de Terras da UNI/Tefé. 


 


Manaus, 13/07/2005.


 


J. Rosha – Cimi – Regional Norte I


 

Fonte: Cimi - Regional Norte I
Share this: