01/07/2005

Dois indígenas assassinados em Pernambuco

Os indígenas do povo Truká Adenilson dos Santos, 38 anos e seu filho Jorge dos Santos, de 17 anos, foram mortos a tiros na noite de ontem (30 de julho), dentro da terra indígena Truká, na Ilha de Assunção, localizada no município de Cabrobó, Pernambuco. De acordo com os Truká, os tiros foram disparados por Policiais Militares à paisana.


 


Ainda segundo os indígenas, Marcos José dos Santos, de 26 anos, está ferido em estado grave no hospital de Petrolina.


 


Desde a madrugada, a polícia está na cabeceira da ponte que separa a terra indígena e a cidade de Cabrobó, divididas pelo Rio São Francisco. A Polícia Militar estaria intimidando a saída dos índios.


 


O enterro de Adenilson e Jorge dos Santos será realizado na terra Truká. De acordo com Neguinho Truká, um dos caciques dos povos e irmão de Adenilson, não foi realizada nenhuma perícia no corpo antes que estes voltassem para a aldeia.


 


A Polícia Federal foi acionada. Até o início da manhã de hoje (dia 1º) não havia chegado na região.


 


As vítimas estavam em uma festa perto da entrada da terra indígena, que recebeu ontem visita do Ministro Ciro Gomes.


 


Este foi o terceiro assassinato de indígenas ocorrido entre final e maio e o mês de julho. Os casos anteriores foram no Maranhão, na terra dos Guajajara e no Mato Grosso do Sul, durante uma retomada de terras dos Guarani no município de Sete Quedas.


 


Brasília, 1º de julho de 2005.


 


Cimi – Conselho Indigenista Missionário


 

Fonte: Cimi - Assessoria de Imprensa
Share this: