Nota de Solidariedade
O Conselho Indigenista Missionário Regional Nordeste (Cimi-NE) manifesta sua solidariedade aos povos Pankararu e Atikum, em especial às famílias enlutadas de Larissa Kelly Soares, José Cícero Alves Barros, Júlio César, Júlio Alves Evangelista, Jéferson Manoel Júnior Alves, Cícero João Evangelista, Luciene Soares, Laurinita Soares, Osman Souto Cavalcanti, Francisco André Xavier, Maria Rosa Xavier, Maria Aparecida Barros, Maria André da Silva, Carmelita Barbosa, Andreza Nascimento, Maria das Dores Pereira Melo e Paulo Jones Pereira.
Foram vítimas da tragédia ocorrida na manhã do dia 02/06/05, na BR-232, em Jaboatão dos Guararapes (PE), quando uma van da Funasa – que retornava às suas aldeias, transportando índios adultos e crianças, após atendimento médico no Recife – capotou e caiu no córrego do Rio Duas Unas. O veículo foi arrastado pela cheia resultante das intensas chuvas ocorridas, naquele, dia na Região Metropolitana do Grande Recife.
Solidarizamos-nos, também, com os familiares e colegas de trabalho de Antonio Fernando da Silva Barros, motorista da Funasa que dirigia o veículo, e com a família de Mário Antônio Gomes dos Santos, soldado do Corpo de Bombeiros falecido na tentativa de resgatar os passageiros do carro submerso.
O Cimi-NE, como entidade indigenista, nesse momento de imensa dor se coloca ao lado de todos/as aqueles/as que atuam junto aos povos indígenas.
Não deixamos, no entanto, de renovar nossas esperanças na vida, com Alfredo Gomes da Silva, índio Pankararu sobrevivente, bem como Adonai Kadus de Souza, soldado do Corpo de Bombeiros, ferido durante a tentativa de resgate. A eles, nossos votos de plena e rápida recuperação.
CIMI-NE