Militante do Cimi receberá título de Cidadão Mato-grossense
Por iniciativa do deputado Ságuas Moraes Sousa (PT), o mineiro Sebastião Carlos Moreira – mais conhecido como o Tião do Cimi – receberá o título de Cidadão Mato-grossense.
Tião nasceu em Ponte Firme, Minas Gerais, é casado com Maria Isabel Werner Moreira, e tem três filhos: Carlos Francisco Werner Moreira, 13 anos, Ademir Gabriel Werner Moreira e Nayara Luiza Werner Moreira – o casal de gêmeos, de sete anos.
Como tantos brasileiros e brasileiras, a família de Sebastião foi buscar a sobrevivência fora de Minas, de onde saiu em 1963, tendo passado por Goiás, São Paulo e Paraná, onde os integrantes da família trabalharam como empregados em fazendas. Em 1975 vieram para Denise, em Mato Grosso. Quatro anos depois sua família mudou-se para Juina, onde permanece até hoje.
Sebastião saiu de casa em 1977 para ingressar na vida religiosa, onde chegou a fazer o primeiro ano do noviciado com os Jesuítas. Foi então que ele conheceu o trabalho do Cimi – Conselho Indigenista Missionário, organismo da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e em 1979 tornou-se membro da entidade, tendo a oportunidade de trabalhar e conviver com os povos indígenas Kayabi, Apiaká e Munduruku, em Juara.
A partir de 1986 passou a integrar a equipe de coordenação regional do Cimi. E nos anos e 2002 a 2004 atuou no Secretariado Nacional do Cimi, em Brasília, na função de secretário adjunto. Este ano retornou para Mato Grosso onde reintegrou-se à equipe da coordenação regional do Cimi.