25/04/2005

Política fundiária é primeiro tema de debate da mobilização indígena em Brasília

Às 15 horas desta segunda-feira, dia 25, terão início os debates da Mobilização Indígena Terra Livre, com discussões sobre os processos de regularização das terras indígenas, a situação da saúde e da educação indígenas, e sobre a política indigenista brasileira de forma geral. A Mobilização, que reúne cerca de 700 indígenas de todas as regiões do Brasil, acontece em uma grande tenda montada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.


 


O debate será iniciado com a motivação apresentada por Marcio Santilli, do Instituto Socioambiental (ISA). Durante a tarde, os indígenas farão debates em grupos menores, divididos por regiões do país. Ao final do dia, os grupos apresentam as discussões para a plenária geral.


 


Os encaminhamentos e reivindicações levantados durante o debate serão apresentados ao poder público em uma audiência, marcada para as 9 horas do dia 26, no auditório do STJ. Estão convidados para a audiência o Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o presidente da Funai, Mercio Pereira Gomes, a Coordenadora da 6ª. Câmara do Ministério público Federal, Dra. Deborah Duprat, o Advogado Geral da União, Álvaro Augusto Ribeiro Costa, e o presidente do Incra, Holf Hackbart.


 


Pela manhã, os indígenas realizam a plenária de abertura da Mobilização, com apresentação da programação e a formação das comissões que serão responsáveis pela alimentação, pela secretaria do evento, pela comunicação, limpeza, transporte, segurança e pela programação cultural da Mobilização Terra Livre.


 


O auditório do STJ fica na SAFS, Quadra 6, Lote 1, Trecho 3, Brasília.


 


Programação Cultural


 


Durante toda a semana, a partir das 20h serão realizadas apresentações culturais.


 


Hoje, dia 25, a programação começa com o teatro da Brigada Cultural do MST.


 


Às 20h30, haverá a exibição de um documentário sobre o movimento indígena brasileiro, o vídeo Pisa Ligeiro, de Bruno Pacheco. A partir das 21h15, acontecem apresentações de grupos indígenas. 


 


Para mais informações:


Paulino Montejo (Coiab) – 323-5068 / [email protected]


Priscila D. Carvalho (Cimi) – 9979-6912 / 322-7582 / [email protected]


Murilo Caldas (CTI) – 349-7769 / [email protected]


Oswaldo Braga (ISA) – 9972-1268 / 8418-3132./ 3035-5104 / [email protected]


 

Fonte: Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas
Share this: