Família Kaxixo é agredida por policiais em Minas Gerais
No último dia 15, por volta das 22 horas, dois Policiais militares invadiram a residência de uma família Kaxixó na cidade de Ibitira-MG e agrediram, de forma violenta, José Divino da Silva Kaxixó e o seu filho Saulo Aparecido da Silva.
Os dois indígenas agredidos a socos e pontapés pelos policiais identificados como “Fiúza” e “Ramos”, lotados no posto policial de Ibitira, que também usaram cassetetes e não permitiram qualquer defesa dos indígenas. Tudo aconteceu sob o olhar da esposa de José Divino, Matilde Gonçalves da Silva, testemunha e relatora da ação violenta dos agressores.
Segundo dona Matilde, tudo ocorreu porque o seu marido havia impedido a sua filha de sair à noite, quando a moça decidiu denunciar o pai a Policia e acusando-o de a manter em suposto cativeiro. Ainda de acordo com dona Matilde, um dos policiais militares seria namorado de sua filha.
Após as agressões, José Divino foi levado pelos policiais. Da delegacia, Divino foi encaminhado ao hospital de Martinho Campos, cidade vizinha a Ibitira e local onde os Kaxixó são atendidos pela Funasa.
A Funai foi informada do fato ocorrido. As vítimas, os familiares e os apoiadores da causa indígena em Minas Gerais aguardam por providências e clamam por justiça contra a agressão.
Belo Horizonte (MG), 16 de abril de 2005.
Cimi – Regional Leste