18/03/2005

Grito dos Excluídos

Mensagem de Fausto Torres que acompanhou as manifestações em Honduras


 


No dia 17 de Abril entre às 9:00 e 12:00 horas em frente a embaixada da Guatemala em Honduras mais de uma centena de dirigentes indígenas e camponeses expressaram sua mostra de repúdio contra o governo da Guatemala pelo assassinato de dirigentes sociais que estão protestando contra o Tratado de Livre Comércio (TLC) entre os Estados Unidos da América e a América Central e expressaram sua solidariedade com as lutas guatemaltecas.


 


A coordenadora Nacional de Resistência Popular emitiu um pronunciamento onde condena de forma enérgica a violenta repressão dos protestos sociais contra o TLC entre a América Central e EUA, executadas pelo governo de Oscar Berger e que já fez vários feridos e assassinados em diferentes lugares da Guatemala. Assim mesmo expressa sua solidariedade para com as organizações populares e o povo guatemalteco, que tem levantado a bandeira da dignidade nacional e centroamericana, frente aos vorazes interesses que defendem a imposição do CAFTA.


 


O Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras -COPINH- emitiu um comunicado de solidariedade ao heróico povo de Guatemala onde expressam sua solidariedade e admiração pela heróica luta do povo guatemalteco organizado no movimento popular contra o TLC que impõe o EUA aos povos da América Central. Assim mesmo condenam a brutal repressão que sofrem nossos irmãos do povo da Guatemala expressada no assassinato dos patriotas deste país pela mão do exército. Finalmente condenam o presidente Oscar Berger e o resto dos funcionários do governo guatemalteco por violentar os direitos humanos de nossos irmãos e irmãs da Guatemala.


 


Ambos documentos foram entregues ao final do protesto a um funcionário da Embaixada da Guatemala em Honduras para que fosse transmitido à presidência da Guatemala.


 


Com a força ancestral, Iselaca, Mota, Etempica e Lempira, levantam-se nossas vocês cheias de Justiça, Paz e Liberdade.


 


 

Fonte: Grito dos Excluídos
Share this: