18/03/2005

Guarani-Kaiowá realizam sua grande assembléia neste final de semana. Autoridades estarão presentes no domingo

A grande assembléia dos Guarani-Kaiowá, chamada Aty Guasu, será realizada pelos indígenas de hoje (dia 18) até domingo (dia 20), na terra indígena Nhande Ru Marangatu, município de Antônio João, Mato Grosso do Sul.


 


Os três principais assuntos da reunião serão “terra e desnutrição”, “política indigenista” e “organizações e lutas indígenas Kaiowá/Guarani”.


 


A assembléia reúne indígenas de todas as aldeias Kaiowá do estado, e acontece em Cerro Marangatu porque esta terra precisa ser homologada para que seja garantida a presença dos indígenas em seu território, que já está identificado e demarcado. “Decidimos realizá-la no Cerro Marangatu, por ser ali que nossos parentes estão enfrentando uma luta muito grande para permanecer em sua terra, pois os fazendeiros, através da justiça, estão querendo tirar os nossos irmãos de lá de qualquer jeito. Por isso nós queremos fazer nossa grande reunião lá, para dizer ao presidente Lula que ele tem que assinar logo a homologação desta terra, assim como muitas outras também”, afirmam os Kaiowá no convite para a assembléia.


 


Domingo, dia 20, participarão da Aty Guasu convidados não índios. Entre eles, o senador Eduardo Suplicy, o deputado Pedro Kemp, do Mato Grosso do Sul. Foram convidados também o secretário de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A imprensa está convidada para acompanhar o último dia da Aty Guasu.


 


Também no domingo acontecerá uma homenagem a Marçal Tupã’y, liderança indígena assassinada na terra Nhande Ru Marangatu em 1983. Os indígenas farão um ritual e vão inaugurar uma placa na aldeia Campestre, onde foi assassinado Marçal.


 


Na segunda-feira, dia 21, representantes Guarani-Kaiowá participarão de audiência da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que apura as mortes por desnutrição nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, que acontecerá das 20 às 22 horas, em Dourados.


 


Contato:


Priscila Carvalho – Assessoria de Imprensa do Cimi


(61) 9979 6912


 

Fonte: Cimi - Assessoria de Imprensa
Share this: