19/01/2005

Participantes do V FSM conhecerão a cultura indígena da América Latina


Adital – Os povos indígenas da América Latina terão um espaço especial na quinta edição do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, de 26 a 31 de janeiro de 2005.  A atividade denominada Puxirum (mutirão, em tupi-guarani), reunião de esforços em torno de um objetivo comum, nos seis dias do Fórum abordará o tema artes e saberes indígenas. Indígenas de 100 povos estarão representados por 400 índios que farão uma amostra da arte, problemas, espiritualidade e aspectos do cotidiano. Esta é a primeira vez que os povos indígenas vêm organizados ao FSM. Nos últimos Fóruns, a participação foi isolada, como convidados e palestrantes em alguns eventos. Esta é a primeira vez que os povos indígenas participam com uma atividade específica.


 


O slogan do Puxirum é “povos indígenas, nós somos outro mundo”. Dentro do Puxirum, o artesanato dos vários povos terá um espaço próprio, com a montagem de uma feira para a exposição de peças elaboradas nas mais variadas técnicas e materiais. Também está programado um desfile de trajes indígenas, mostrando a diversidade de vestimentas e pinturas corporais. Estão programadas ainda apresentações da dança e da música. A espiritualidade, forte característica cultural desses povos, além de estar presente ao longo da programação, será o tema principal em um dos dias do Puxirum, quando serão abordadas as sabedorias ancestrais e realizados rituais espirituais.


 


Na programação


 


No dia 26 haverá um ritual espiritual ao grande espírito de oferendas dos bens trazidos e pedido de proteção à tenda e aos que estarão no FSM; também será inaugurada a Feira de Artesanato. No dia 27 acontecerá a exposição de objetos da cultura material dos povos indígenas; o tema do debate será: “Território, Recursos Naturais e Sustentabilidade Humana” e haverá uma apresentação de vídeo sobre a temática do dia; assim como um Festival de Danças Indígenas. Já o dia 28 traz para o debate o tema: sabedorias ancestrais, organizativas e educacionais e a apresentação de vídeo sobre essa temática, além da preparação e realização de ritos espirituais. O tema do dia 29 é: “Estados, Direitos Constitucionais e Sistema Jurídico Próprio”. O dia terminará com o concerto “O Uirapuru e o Colibri”, e um encontro do som das flautas, tambores e a diversidade de ritmos e cores.


 


Para o dia 30 está reservado o desfile de trajes Indígenas “Estrellas en la Tierra” e o encerramento do Puxirum da diversidade acordará e definirá os passos até o futuro (acordos e resoluções) e finalizará com rito espiritual em agradecimento ao grande espírito e benção a todos para que regressem a suas casas.


 


Grande parte da programação do Puxirum necessita de inscrição prévia que já podem ser feitas pelo site www.coica.org


 

Fonte: Agência Adital
Share this: