Conferência discute modelo energético brasileiro com Ministra das Minas e Energia
A Ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, estará na Conferência Nacional Terra e Água: reforma agrária, democracia e desenvolvimento sustentável, nesta terça-feira, 23, às 14h30.
O tema do debate será Água e Energias Renováveis. Também participará da mesa Marco Antonio Trierveiler, do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), que congrega agricultores desalojados ou afetados pelas barragens construídas para as usinas hidrelétricas. O MAB contesta o modelo energético brasileiro, que atualmente se baseia na energia hidrelétrica, com altos custos sociais e ambientais. A construção das hidrelétricas já expulsou um milhão de pessoas, inundou 34 mil km2 de áreas de florestas, segundo Ricardo Montagner, do Movimento dos Atingidos por Barragens.
“O modelo e a política energética adotados no Brasil estão exterminando os recursos hídricos. Se diz que a energia usada pelas usinas hidrelétricas é a mais barata e mais limpa. Barata pra quem? Limpa para quem? A questão sócio ambiental não é levada em conta como o primeiro tema a ser tratado na construção das barragens e das hidrelétricas”, afirma Ricardo Montagner.
Da energia elétrica gerada no Brasil, 79% vem de barragens e, de acordo com dados trazidos pelo MAB, o plano energético brasileiro prevê, nos próximos três anos, a construção de 70 grandes barragens.
Farão parte da mesa , Roberto Malvezzi (Gogó), Bautista Vidal, Marco Antônio Trierveiler (MAB), Alexandre Camanho e Dom Luiz Flávio Cápio (CNBB).
Contato:
Laura Muradi (61) 322 5035 [email protected]
Priscila D. Carvalho (Cimi) – (61) 99796912/ 322 7582 [email protected]