Cimi realiza seminário para discutir economia solidária
Cimi realiza seminário para discutir economia solidária
O Conselho Indigenista Missionário – Cimi, Regional Norte I (AM/RR), realiza de 19 a 23 de outubro o seminário “Amazônia: A partir dos povos indígenas outra economia é possível”, com participação de 40 indígenas do Brasil, Bolívia, Colômbia, Venezuela e Guiana. O evento transcorrerá a partir das 14 horas desta terça-feira, 19/10, no Centro de Formação Xare, localizado no quilômetro 22 da BR-174 (Manaus – Boa Vista), ramal dos Padres – KM 01, entrando pela escola agrícola “Rainha dos Apóstolos.”
O seminário se propõe a dar continuidade ao processo de reflexão e troca de experiências alternativas auto-sustentáveis a partir dos povos indígenas da Pan Amazônia. É também um espaço para questionamento da globalização neoliberal e da expansão capitalista na Amazônia que tem causado em grandes impactos sócio-culturais, ambientais e sobre a biodiversidade existente na região.
O Cimi considera urgente encontrar respostas aos desafios impostos pela globalização e pelo modelo de desenvolvimento apoiado pelo estado brasileiro. Essas respostas têm como ponto de partida as experiências históricas e as lógicas das populações tradicionais da Amazônia.
“É importante confrontar e aprofundar as distintas experiências para fortalecer as economias locais na perspectiva da autonomia dos povos. Também queremos com esta iniciativa continuar tecendo e fortalecendo a nossa articulação Amazônica a partir das comunidades tradicionais que nela habitam”, explica Francisco Loebens, coordenador regional do Cimi.