24/09/2004

Ministro cria Comissão com representantes de fazendeiros e Governo do Estado de SC para decidir sobre Demarcação de Terras Indígenas

O ministro Márcio Thomaz Bastos “inova” na política indigenista. Depois de ter deixado em “banho-maria” todas as terras indígenas do estado de Santa Catarina que se encontram naquele ministério aguardando assinatura de suas respectivas portarias declaratórias, foi publicada, no dia de hoje, a Portaria nº 2711/2004, constituindo Comissão Especial para “proceder a estudos e ofertar sugestões à solução das questões indígenas no Estado de Santa Catarina”.


 


A referida comissão é composta por quatro representantes do governo federal, cinco representantes do governo estadual e um representante da Federação de Agricultura do Estado de Santa Catarina (FAESC). O único indígena participante é presidente do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, órgão do governo do Estado.


 


Torna-se, assim, ainda mais evidente a orientação da política indigenista do Governo Lula, sempre submetendo os direitos indígenas aos interesses do poder político e econômico nas várias regiões do país.


 


Considerando-se o já conhecido posicionamento do governo catarinense e da Federação de Agricultura contra os interesses indígenas, o simples fato de constituírem maioria na Comissão já coloca sob suspeição as futuras sugestões aprovadas.


 

Fonte: Cimi
Share this: