Kaingang é encontrado morto no Rio Grande do Sul
O Kaingang, Neves Kenes Farias, de 39 anos, foi encontrado morto, no dia 5 de julho, na margem de um rio no município de Nonoai, no Rio Grande do Sul, próximo à terra indígena Votouro. Neves era vereador do PT no município de Benjamim Constant do Sul.
Segundo os familiares, o corpo foi encontrado dentro de uma bolsa em estado de decomposição.
Após deixar o hospital, onde esteve internado, Neves foi para a cidade de Faxinalzinho onde foi visto pela última vez na quinta-feira, 1º de julho.
Além de vereador, ele se destacava como uma importante liderança na comunidade de Votouro, sendo considerado pelo povo uma pessoa simples e comprometida em defender os direitos indígenas.
Por não ter sido realizada autópsia, não se tem certeza quanto à causa da morte. Suspeita-se, no entanto que, por se tratar de área em conflito numa região de forte preconceito racial, Neves tenha sido assassinado por questões políticas relacionadas à luta pela terra.
Parte da terra indígena Votouro foi demarcada em 1994. Nos últimos anos a comunidade vem reivindicando a revisão de limites, gerando uma série de situações conflituosas.
Nos últimos dezoito meses, Neves foi o quarto Kaingang assassinado no Rio Grande do Sul.
É imprescindível que as investigações transcorram com agilidade e imparcialidade, por parte da Polícia Federal, afim de que todos os culpados sejam devidamente responsabilizados.
Irai-RS, 13 de julho de 2004.
Conselho Indigenista Missionário – Regional Sul
Equipe Iraí