09/09/2024

Nota de pesar pelo falecimento de Maurílio Pacheco, liderança histórica do povo Terena

O Cimi Regional Mato Grosso do Sul se solidariza com o povo Terena. Maurílio parte deixando saudades e comprometendo a todos para continuar seu legado de luta

Maurílio Pacheco Terena. Foto: Pedro LuLu

Maurílio Pacheco Terena. Foto: Pedro LuLu

Com pesar, o Conselho Indigenista Missionário – Cimi Regional Mato Grosso do Sul se solidariza com o povo Terena pelo falecimento de Maurílio Pacheco, conhecido também como Kili-Kili. Era ex-cacique da Aldeia Água Branca da Terra Indígena (TI) Taunay/Ipegue e liderança das retomadas realizadas pelo povo para reocupar sua terra indígena.

Seu Pacheco foi um dos criadores do Conselho do Povo Terena e sua voz forte e irredutível na defesa dos direitos indígenas e sempre fortaleceu todo o povo na luta por seus territórios e direitos. Extremamente respeitoso e companheiro com os aliados e com seu povo, parte deixando saudades e comprometendo todos a continuarem seu legado de luta.

Nas últimas participações em incidências e assembleias, ele foi firme na convicção de que nenhum direito indígena pode ser negociado. Afirmou que não aceitava sentar em mesas para conciliar seu direito fundamental à terra e que seu povo iria finalizar a demarcação do seu território assim como o iniciou, com suas próprias mãos.

Agora, junto aos seus ancestrais, continuará guiando o povo Terena para que, com o exemplo do seu compromisso, garanta a demarcação das suas terras tradicionais.

 

9 de setembro de 2024

Cimi Regional Mato Grosso do Sul

Share this:
Tags: