Jovens indígenas realizam I Encontro de Comunicadoras e Comunicadores da região Sul
Organizado pela Arpinsul, o evento vai reunir mais de 30 jovens entre os dias 5 e 10 de junho, na Aldeia Pirá Rupá, no município de Palhoça (SC)
Mais de 30 jovens indígenas da região Sul participam, entre os dias 5 e 10 de junho, do I Encontro de Jovens Comunicadoras(res) Indígenas da Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), na Aldeia Pirá Rupá, localizada em Palhoça, Santa Catarina.
Com o tema “A comunicação indígena que temos e a comunicação indígena que queremos ter”, o encontro tem como objetivo reunir jovens comunicadoras e comunicadores indígenas em um processo de imersão e formação continuada, além de promover um processo de intercâmbio de saberes tradicionais e técnicos. O evento tem apoio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN) e do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).
“A comunicação indígena que temos e a comunicação indígena que queremos ter”
“A comunicação indígena tem sido uma fundamental ferramenta de luta, por isso é necessário que, cada vez mais, nós, jovens comunicadores e comunicadoras indígenas, assumamos e demarquemos esse espaço, e que assim possamos ser protagonistas de nossas próprias narrativas”, afirma o coordenador de comunicação da Arpinsul, Yago Kaingang.
A partir do Encontro, busca-se consolidar e estruturar uma rede de comunicadoras e comunicadores que possam atuar diretamente em seus territórios e em suas organizações de base e ecoar suas vozes também para fora desses espaços, narrando suas próprias histórias e lutas, como ressalta Yago. “Foi diante desse contexto que pensamos na realização do I Encontro de Comunicadoras e Comunicadores Indígenas da Arpinsul, para que, através desse momento de imersão e formação, possamos inserir nossos jovens nesse etno espaço que é a comunicação indígena e para que possamos todas, todos e todes juntos somar na luta do movimento indígena nacional e internacional pelos direitos indígenas”.
“A comunicação indígena tem sido uma fundamental ferramenta de luta, por isso é necessário que nós, jovens, assumamos e demarquemos esse espaço”
Programação
Durante os dias do Encontro, as jovens e os jovens indígenas irão participar de oficinas sobre a criação de conteúdo e gestão de redes sociais, fotografia e uso de tecnologias e introdução à transmissão em redes sociais, além de rodas de conversa com as temáticas “Comunicação e Política”, “Comunicação para diversidades e pelas lutas sociais” e “A comunicação indígena que temos e a comunicação indígena que queremos ter”, tema do evento.
Com o intuito de fortalecer o protagonismo indígena, as oficinas e rodas de conversa serão ministradas por pessoas indígenas que já atuam com comunicação em seus territórios ou coletivos. Haverá ainda momentos de acolhimento, falas de lideranças e atos culturais, focando nas especificidades de cada povo presente.
Serviço
O quê: I Encontro de Jovens Comunicadoras(res) Indígenas da Arpinsul
Quando: 05 a 10 de junho de 2022
Onde: Aldeia Pirá Rupá, Palhoça (SC)
Contato:
Yago Kaingang/Coordenador de Comunicação da Arpinsul