20/09/2019

Greve Global pelo Clima mobiliza todas as regiões do Brasil

Pelo menos 38 cidades já confirmaram mobilizações, segundo o Fridays For Future (Sextas pelo Futuro)

Rio de fumaça da Amazônia em direção ao sul do país. Foto: Coalizão pelo Clima

 Por Coalizão pelo Clima

O planeta vive um momento de ruptura com relação às mudanças climáticas. Chegamos ao ponto este em que será difícil ou quase impossível reverter os impactos da atividade humana nos ciclos do planeta. Ou os homens compreendem a inviabilidade do estilo de vida dominante, dando passos verdadeiramente significantes para longe do colapso climático, ou só restará à humanidade naufragar em um futuro bárbaro, devastado pelo signo inconsequente do progresso material.

O mundo inteiro está se mobilizando e convidando para uma greve geral em justiça pelo clima no dia 20 de setembro. Diversas organizações, militantes, ambientalistas, estudantes, professores e principalmente jovens estão organizando um grande levante para ir às ruas lutar pelas questões da emergência climática.

“O mundo inteiro está se mobilizando para uma greve geral em justiça pelo clima”

Brasília entrou na Mobilização Mundial pelo Clima e do nosso futuro. A greve ocorre após uma sucessão de atos em Defesa da Amazônia que aconteceram no dia 5 e 23 de agosto, que ao qual reuniu mais de 3 mil pessoas na capital do BRASIL. Foram estudantes, professores, crianças e idosos que se posicionaram contra o desmonte ambiental potencializado por um governo que ataca constantemente a nossa preciosa riqueza natural.

A fim de pautar esta questão como prioritária e importante, foi elaborado um Manifesto de Coalizão pelo Clima por mais de 20 organizações que assinaram e protocolaram na Câmara dos Deputados um ofício para a entrega, que será no dia 18 de setembro, às 11h no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

A ação é chamada e organizada por dezenas de entidades e movimentos sociais como: Organizações que convocam esse ato e compõem a Coalizão pelo Clima DF: APIB, APD – Advogadas e Advogados Pela Democracia, ASCEMA Nacional, ASIBAMA – DF, Associação Alternativa Terrazul, Banquinha pela Democracia, CEMA-UnB, CIRAT, Comunidades Agroecológicas do Bem Viver, Conselho Indígena do DF, CUT, DF em Movimento, FALA – Frente de Ações pela Libertação Animal, FAMA – Fórum Alternativo Mundial da Água, FONASC, Fundação Mais Cerrado, GEDAI – Grupo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades, Grupo de Voluntários GreenPeace, INA – Indigenistas Associados, Instituto Oca do Sol, Insurgência, Jovens pelo Clima, Juntos, LabExperimental, Maré Socioambiental, MST, Nación Pachamama,ONG Dente-de-Leão, ProAnima, Reconecta, Rede Cerrado, Rede Sustentabilidade, RUA, Setorial Ecossocialista do PSOL, SINDAGUA, Subverta, Unidos pra Lutar – Associação Nacional de Sindicatos Classistas, YCL – Youth Climate Leaders, Rede Sustentabilidade.

O centro do país irá se mobilizar no dia 20 de setembro, às 14h na Rodoviária do Plano Piloto com uma oficina de cartazes e a concentração para a grande marcha será às 17h onde caminharemos rumo ao Congresso Nacional. A ação contará com performances culturais como batuque de lata, encenações e uma diversidade artística.

 

 

Serviços:  

O quê: Ato Greve Global pelo Clima- Brasília –Coalizão pelo clima

Quando: 20 de setembro de 2019

Horário: 14 horas

Onde: Rodoviária do Plano Piloto

 

Informações:

Nayá Tawane: (61) 9 8106 8017

 

 

 

 

Share this: