Indígenas de MS bloqueiam BR-262 em protesto contra audiência sobre PEC 215
Um grupo com cerca de 500 indígenas bloqueia desde a manhã desta sexta-feira (9) a rodovia BR-262, no trecho que liga os municípios de Aquidauana e Miranda, em Mato Grosso do Sul. O protesto é contra a audiência sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215 que aconteceu hoje, na Assembléia Legislativa de Campo Grande (MS).
“Decidimos no movimento Nacional que não participaríamos de nenhuma audiência como essa, que visa suprimir nossos direitos. Se participássemos dessa reunião que discutiu a PEC 215 estaríamos legitimando o atentado contra a vida dos povos indígenas no Brasil”, disse Lindomar, liderança do povo Terena.
Reunidas em Assembléia, as lideranças dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul divulgaram na manhã de hoje uma nota rechaçando a audiência. “Não negociaremos nossos direitos! A audiência conclamada trata-se de manobra ardilosa para legitimar esse atentado aos nossos direitos. Nós, lideranças indígenas, decidimos e não participaremos da audiência proposta pois não legitimaremos essa tentativa de consulta sobre a PEC 215”, afirmam no documento assinado pelo Conselho do Povo Terena, Conselho Aty Guasu Guarani Kaiowá, Conselho do Povo Kinikinau, Conselho do Povo Ofaié, Povo Kadiwéu e por um representante do Povo Pataxó.