18/12/2013

Irmãs Catequistas Franciscanas: Manifesto em Defesa da Vida do Povo Guarani-Kaiowá

A Província Irmã Amábile Avosani – Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, reunidas em Porto Velho /RO, na 4ª Assembleia Capitular, vem a publico manifestar seu apoio e solidariedade ao povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu, nos municípios de Iguatemi e Japorã, na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai, que constantemente são ameaçados pelos fazendeiros e pelo Estado Brasileiro, por não fazer cumprir e defender seus direitos. Apoiamos a luta do povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu, que vive o risco de genocídio iminente, em consequência da defesa do seu território original.


Somamo-nos a todas as pessoas, grupos, movimentos que defendem a causa do povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu, que estão ameaçados na sua integridade física e cultural, pela ambição do agro negocio, grandes grupos econômicos, ruralistas e políticos que compactuam com o genocídio dos povos indígenas, principalmente o governo brasileiro, que se omite e se alia com estes grupos econômicos, assassinado os direitos indígenas, assegurados na Constituição Federal.


Responsabilizamos o Governo Brasileiro, pelo eminente genocídio das 5.000 mil pessoas do povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu/Mato Grosso do Sul.


Unimo-nos ao povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu, que não desiste de lutar por seus direitos e se fortalece na espiritualidade dos antepassados, para suportar e resistir ao ataque das politicas de um governo que é conivente com o genocídio de um povo.


Que o Deus da Vida, da justiça e da liberdade, toque o coração dos que devem promover a justiça, devolvendo a terra a quem é de direito.


Vida, paz e justiça ao povo Guarani Ñandeva do Tekoha Yvy Katu!


 

Porto Velho, RO, 17 de dezembro de 2013.


 

Irmãs Catequistas Franciscanas

 

Fonte: Irmãs Catequistas Franciscanas
Share this: