Servidores da Funai divulgam manifesto em defesa dos índios isolados
Os servidores das Frentes de Proteção Etnoambiental, unidades responsáveis pela política indigenista para Índios Isolados e Recém-contatados, denunciam as barreiras para a garantia das políticas. No apelo à sociedade, publicado em março de 2013 e assinada por onze das doze frentes, contestam a falta de funcionários suficientes para atender a demanda de atuação na área da Amazônia Legal, onde se encontra a maior concentração de povos isolados do planeta.
O relato mostra a seqüência de desafios na garantia a proteção dos territórios tradicionais e na execução das políticas públicas para a promoção dos povos. Por outro lado, apresentam também a carência estrutural, administrativa e jurídica da Fundação Nacional do Índio para enfrentá-los. Dentre elas, a fragilidade do atendimento de saúde aos indígenas e aos não indígenas do entorno e a dificuldade de garantir proteção territorial diante das pressões exercidas por invasores.
As denúncias alcançam dimensão nacional. Segundo a carta, elas já são conhecidas pela gestão da FUNAI. O documento foi encaminhado ao Ministério Público Federal do DF.
Leia mais no Portal EBC: http://www.ebc.com.br/cidadania/2013/04/funcionarios-da-funai-fazem-manifesto-em-prol-de-assistencia-a-indios-isolados
Leia a carta na íntegra: http://www.ebc.com.br/sites/default/files/carta_aberta_a_sociedade.pdf