Documentário sobre luta Guarani-Kaiowá recebe Prêmio Margarida de Prata
Amanhã,
Além de "À Sombra de um Delírio Verde", os filmes: "As canções", de Eduardo Coutinho; "Diário de uma busca", de Flávia Castro; e "A música segundo Tom Jobim", de Nelson Pereira dos Santos, foram agraciados com o "Margarida de Prata" de melhor longa-metragem.
“À Sombra de um Delírio Verde” (The Dark Side of Green) é uma produção independente realizada sem recursos públicos, de empresas ou do terceiro setor. Trabalharam de forma associada à repórter televisiva belga An Baccaert, o jornalista Cristiano Navarro e o repórter cinematográfico argentino Nicolas Muñoz.
O filme começou a ser rodado nas aldeias da região sul do Mato Grosso do Sul, em abril de 2008, e contou com apoio da Associação de Professores Guarani Kaiowá, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), CESE e da Foodfirst Information & Action Network (Fian international). Sua finalização, feita de maneira “quase artesanal”, e a primeira apresentação em público foi no 23º Festival Cinémas d’Amérique Latine 2011, Tolouse, França .
Sete músicas de fundo foram compostas especialmente para o documentário por Thomas Leonhardt. O grupo de hip-hop Bro MC, que canta a música No Yankee, é formado por jovens Guarani Kaiowá de comunidades das aldeias de Dourados, Mato Grosso do Sul. A narração em português fica por conta da cantora Fabiana Cozza.
O documentário possui versões em espanhol, francês, inglês e alemão e pode ser visto no link: http://vimeo.com/midialivre/videos
Mais do que um simples produto audiovisual, os realizadores do filme têm como expectativa utilizar o documentário para fazer uma denúncia internacional sobre a grave situação em que vive o povo Guarani-Kaiowá, apoiando assim a sua luta pela reconquista de seu território tradicional.
A premiação será transmitida pela Rede Vida, na sexta-feira, às 20h30.
Ficha técnica:
Título Original: À Sombra de um Delírio Verde Documentário (The Dark Side of Green)
Gênero: Documentário
Produção: Argentina, Bélgica, Brasil
Tempo de Duração: 29 min.
Ano de Lançamento: 2011
Direção, produção e roteiro: An Baccaert, Cristiano Navarro e Nicolas Muñoz
Narração em Português: Fabiana Cozza
Música composta por Thomas Leonhardt
Festivais selecionados:
23º Festival Cinémas d’Amérique Latine
5º Festival de Cinema da Floresta
Festival ALIMENTERRE 2012: Sélection du film
Festival de cinema indígena e quilombola "Prêmio Anaconda"