02/04/2012

6ª Câmara homenageia o Dia do Índio exibindo o documentário Ñande Guarani

Luciana Neves de Jesus

De Brasília

 

Em comemoração ao Dia do Índio, a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF vai exibir na sexta-feira, 13 de abril, às 12 horas, o documentário Ñande Guarani (Nós, os Guarani), projeto idealizado pelo Ministério Público Federal no ano de 2007. Todos estão convidados a acompanhar a exibição no auditório JK da Procuradoria Geral da República (PGR) – SAF Sul Quadra 4 Conjunto C, Brasília (DF).

 

Fruto das discussões suscitadas durante a audiência pública "Guarani Transfronteiriços: políticas públicas e cidadania", realizada na PGR em 2007, o documentário procurou repercutir a situação do povo Guarani, seu dia a dia e sua luta pelo reconhecimento dos direitos enquanto sociedade culturalmente diferenciada.

 

O povo Guarani vive em uma região que compreende quatro países: Bolívia,  Paraguai, Argentina e Brasil. Apesar do parentesco, por razões burocráticas, a etnia ficou impedida de circular livremente entre um país e outro, além de não receber atenção de políticas públicas e de cidadania.

 

Com duração de 76 minutos, o documentário mostra a luta milenar desse povo pelo reconhecimento e demarcação de suas terras e as dificuldades que encontram para manter sua identidade cultural.

 

Idealização

 

Em 2007, a 6ª Câmara de Coordenação e Revisão apresentou um pré-projeto do filme à Secretaria de Comunicação (Secom) com o objetivo de reunir no documentário elementos para subsidiar a atuação institucional do MPF na busca de apoio dos países vizinhos para a solução dos problemas daquelas comunidades. O antropólogo do MPF Marco Paulo Fróes Schettino deu assessoria técnica para a realização do roteiro, produção e finalização da obra.

 

O documentário foi produzido pela Fundação Padre Anchieta e financiado por uma parceria entre o MPF e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aeci), cada um arcando com 50% dos custos. O filme ainda contou com o apoio institucional da Fundação Nacional do Índio (Funai) e dos Ministérios Públicos do Paraguai e da Argentina.

 

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão
Share this: