RO: Acidente causa morte de jovem indígena em aldeia de Guajará-Mirim
Dois indígenas ainda estão gravemente feridos
Dr. Gilles de Catheu
Equipe Cimi-Guajará-Mirim
Uma triste notícia abalou indígenas de Guajará-Mirim neste domingo (13). O choque entre duas motos na aldeia de Laje Novo, por volta de 13h, causou a morte do jovem indígena Arilson Oro Waram Xijein, de 14 anos, filho do cacique Armando. O acidente ainda deixou duas pessoas gravemente feridas: Rafael Oro Waram, também de 14 anos e Manuel Oro Waram.
Arilson faleceu na aldeia antes da remoção. Os dois feridos foram atendidos no Pronto Socorro do Hospital Regional do município de Guajará-Mirim e por volta das 18h foram encaminhados para o Pronto Socorro do Hospital João Paulo II,
Infelizmente, a ambulância do município que está em melhor estado estava a serviço, e a remoção aconteceu em duas ambulâncias pequenas e baixas (uma do município, outra da FUNASA), portanto inadequadas para a remoção de feridos dessa gravidade por um trajeto de 340 km de distância numa estrada esburacada.
Uma missionária do Cimi e a coordenadora da Cunpir, Eva Canoé, foram nesta manhã para a aldeia Lage Novo, onde ocorre o velório. Centenas de parentes das demais aldeias da T.I. Lage, além das aldeias Ribeirão, Tanajura e Sagarana, já chegaram ou estão a caminho. O sepultamento é previsto para esta tarde.
Neste momento de dor sem tamanho, o Conselho Indigenista Missionário-CIMI se solidariza com a família e também com as centenas de parentes que sofrem e choram. Pedimos a Kotere, Deus Pai, que acolha o jovem de braços abertos no seu Paraíso e dê consolo a todos, principalmente aos pais, irmãos, primo (a)s e tio (a)s. Rezamos também pelo restabelecimento de Rafaël e Manoël, gravemente feridos, contando que estejam atendidos da melhor forma possível na capital.