23/06/2010

Jovem Indígena Pataxó Hã-Hã-Hãe participa de Consulta na OEA

Patrícia Moraes Pataxó, indígena do Povo Pataxó Hã-Hã-Hãe, estudante do curso de Direito na UFBA (Universidade Federal da Bahia), embarcou no dia 21 de junho para Washington (USA) onde, de  22 a 25 de junho, representa o movimento indígena brasileiro em evento de consulta da Organização dos Estados Americanos.


A indicação de Patrícia para essa representação foi feita pela Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) durante a última reunião da Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI) no início deste mês, e aprovada pelas demais organizações indígenas.


O evento é uma consulta da OEA sobre a participação indígena na Organização. Durante o evento, estarão também presentes os relatores da organização para direitos humanos, direitos indígenas – entre outros – para os quais Patrícia leva relatos dos descumprimentos desses direitos no Brasil, como nos casos dos Tupinambá da Bahia, Guarani de Mato Grosso do Sul, e diversos casos graves.

 

Patrícia, vem acompanhando as questões das violências cometidas contra seu povo e, mais recentemente, tem dado todo suporte à comunidade de Serra do Padeiro no município de Buerarema. Ela acompanha desde o início todo o processo de criminalização das lideranças daquela comunidade. Este e diversos casos de violação de direitos deste povo serão relatados pela jovem indígena no evento.

Fonte: Cimi Regional Leste - Equipe Itabuna
Share this: