Jovens Pataxó Hã-Hã-Hãe realizam encontro na Bahia
Jovens indígenas do povo Pataxó Hã-Hã-Hãe se reuniram, entre os dias 29 e 31 de março, para discutir deveres e direitos dos povos indígenas. O encontro também teve o objetivo de prepará-los para o enfrentamento e resolução dos desafios que se fazem presentes no dia-a-dia de suas comunidades. O tema do encontro foi: “Preparando os jovens de hoje para a luta do amanhã”. Eles se reuniram na Aldeia Caramaru, comunidade de Água Vermelha (município de Pau Brasil), na Bahia.
Cerca de 80 jovens participaram do evento, além de entidades que apoiam a luta dos indígenas no país, como o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), representante dos Índios On-Line e da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espirito Santo (Apoinme), além de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Teve destaque durante o encontro a participação dos anciãos da aldeia e também da profesora Maria Hilda Paraíso. Merece destaque ainda, o conteúdo trabalhado durante o evento e o clima de descontração e alegria que se fez presente durante os trabalhos.
Ao final das reflexões e dos vários aprofundamentos, os jovens divulgaram um documento intitulado: CARTA DOS JOVENS PATAXÓ HÃ-HÃ-HÃE. O documento traduz toda riqueza e comprometimento da valorosa e aguerrida juventude Pataxó.