Secretário geral da CNBB visita índios Guarani, no MS
Nos dias 19 e 20 de março, o secretário Geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, acompanhou o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) em visita às comunidades Guarani Kaiowá na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul. Dom Dimas conheceu de perto a realidade das comunidades de Laranjeira Ñanderu, Pasu Piraju e Guyraroká.
No acampamento da comunidade Laranjeira Ñanderu, que está acampada à beira da estrada, dom Dimas pode ver a situação de um povo que luta para voltar para sua terra tradicional, mas que vive em total miséria e abandono, em barracos de lona preta num sol escaldante, sem água potável, dependendo de cestas básicas pois não têm onde plantar ou caçar. “É uma situação desumana o que vimos neste acampamento. Temos que tomar medidas concretas o mais rápido possível”, afirmou o bispo. Na ocasião também estavam presentes o bispo do Xingu e presidente do Cimi, Dom Erwin Kräutler, e o procurador do Ministério Público Federal, Marco Antônio Delfino Neto.
Na comunidade Guyraroká, o bispo ouviu relatos emocionados dos pais e da esposa de Rolindo Vera, professor desaparecido durante a retomada da terra tradicional do povo. Eles vieram da comunidade do Ypo’i para relatarem suas realidades. O bispo também presenciou vários relatos da violência sofrida por estes povos em várias comunidades diferentes, quando ficou claro que a questão da terra é a mais urgente. “A CNBB já enviou carta ao presidente Lula pedindo agilidade nestas demarcações”, disse.
Com sua presença, dom Dimas também pôde deixar uma mensagem de esperança aos Guarani. “Nós vamos conseguir a vitória, não podemos perder a esperança, não podemos desanimar!”, declarou