Nota do Conselho Indigenista Missionário em solidariedade ao deputado federal Glauber Braga
O parlamentar iniciou um protesto após o Conselho de Ética da Câmara aprovar o pedido de cassação de seu mandato: Braga está em greve de fome desde a última quarta-feira (9)
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), organismo vinculado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), manifesta seu apoio e solidariedade ao deputado federal camara (PSOL/RJ) diante do exponencial aumento de perseguição e tentativa de silenciamento promovidas por grupos de extrema direita e pelo ex-presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL).
Sob a justificativa de quebra de decoro, na última quarta-feira (9), a maioria do Conselho de Ética da Casa Legislativa (13 X 9) aprovou um parecer que recomenda a cassação do mandato de Glauber Braga. O processo segue para análise do plenário da Câmara, onde precisará obter o apoio de, no mínimo, 257 dos 513 parlamentares.
Em protesto, Braga início uma greve de fome que já dura seis dias. Além disso, se mantém no Congresso Nacional, dormindo no chão, de onde promete não sair até a conclusão do processo.
Dedicado a atender as demandas da classe trabalhadora, Glauber Braga tem sido um parlamentar comprometido, com atuação firme junto aos movimentos sindicais e sociais. Também com a defesa dos direitos dos povos, da democracia e da justiça social, enfrentando com coragem as investidas antidemocráticas e os ataques daqueles que tentam calar vozes progressistas. Sua trajetória é marcada pela luta em favor dos trabalhadores, da educação pública, da saúde e da soberania nacional.
Diante das perseguições políticas e dos ataques injustos, reafirmamos nossa confiança em seu mandato e em sua integridade. Chamamos a atenção do Presidente da Câmara dos Deputados para que assuma sua responsabilidade de conduzir com justiça esta Casa Parlamentar, garantindo celeridade nas votações dos recursos apresentados pelo Deputado Glauber. Confiamos que a decisão esdrúxula e injusta tomada pela Comissão de Ética será revertida pela Comissão de Constituição e Justiça e ou pelo Plenário da Câmara dos Deputados.
#GlauberFica!
Brasília (DF), 15 de abril de 2025.
Conselho Indigenista Missionário – Cimi