25/03/2025

Nota Pesar: Mavahari Upanava Deni encantou

Importante liderança do povo Madiha Deni do rio Cuniuá, Mavahari encantou no último domingo (23); o Cimi Regional Norte 1 e a Opan lamentam a perda e prestam solidariedade ao povo

Mavahari Upanava Deni. Foto: Cimi Regional Norte 1

Mavahari Upanava Deni. Foto: Cimi Regional Norte 1

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte 1 e a Operação Amazônia Nativa (Opan) vem por meio desta expressar seu profundo pesar pelo falecimento de Mavahari Upanava Deni, importante liderança do povo Madiha Deni do rio Cuniuá, ocorrido no último dia 23 de março, no município de Lábrea, no Amazonas.

Mavahari nasceu às margens do rio Xeruã. Ainda jovem mudou-se para a região do rio Cuniuá, onde construiu sua família e se estabeleceu. É reconhecido e lembrado por seu povo como uma liderança fundamental no processo de demarcação da Terra Indígena Deni, tendo participado ativamente de reuniões do Movimento Indígena local e também em Brasília, além de inúmeras vezes acompanhar a equipe do Cimi em Lábrea dentro do seu território.

Neste momento de tristeza, o Cimi Regional Norte 1 e a Opan prestam solidariedade ao povo Madiha Deni, especialmente à aldeia Cidadezinha, aos familiares e amigos de Mavahari. Sua partida é sentida profundamente, mas o legado da sua luta permanece e resiste ao longo dos rios e afluentes do território que sua determinação ajudou a proteger.

Lamentamos a perda de uma grande líder e reafirmamos nosso compromisso com a causa indígena, honrando a memória de Mavahari e sua trajetória de luta e resistência.

Lábrea (AM), 24 de março de 2025.

 

Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Norte  1

Operação Amazônia Nativa (Opan)

Share this:
Tags: