Nossa homenagem a Marco Weissheimer, pioneiro do jornalismo independente no Rio Grande do Sul
Nota do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Sul: Perdemos um grande jornalista!
Perdemos um grande jornalista. Marco Weissheimer faleceu na noite deste sábado (18), aos 60 anos, vítima de melanoma. Depois de um longo período de tratamento contra o câncer, que enfrentava desde 2012, Marco partiu para contar as histórias do povo em outro lugar.
Pioneiro do jornalismo independente no Rio Grande do Sul, foi um dos fundadores do Portal Sul 21, jornal que busca repercutir as demandas sociais, populares, dos povos e comunidades indígenas e quilombolas.
Marco esteve conosco em áreas e acampamentos indígenas. Sempre foi solícito, solidário e comprometido com as lutas indígenas.
Era talentoso na arte do jornalismo. Mais que tudo, fez dessa arte ferramenta e fermento de transformação das realidades injustas.
O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Sul expressa, nesse momento, sua solidariedade aos familiares do Marco, às e aos colegas e, ao mesmo tempo, agradece pelo privilégio de termos convivido e aprendido com ele nesse caminho da vida.
Marco parte para a outra dimensão, mas deixa a cada um e cada uma a inspiração de seguirmos plantado as sementes de um novo amanhã, do Bem Viver para todas e todos.
Chapecó (SC), 19 de janeiro de 2025.
Conselho Indigenista Missionário (Cimi) – Regional Sul