Nota de pesar do Cimi Regional Sul pelo falecimento do padre Lothário Thiel
Padre Lothário foi um homem de profunda fé no Deus Amor, aquele da vida plena para todas e todos, dentre os quais, os povos indígenas, os sem-terra, os agricultores familiares e os trabalhadores urbanos
Com pesar, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Sul recebeu a notícia do falecimento do padre Lothário Thiel, ocorrido hoje, 17 de outubro de 2024, em Anchieta, Santa Catarina.
Padre Lothário nasceu em 3 de setembro de 1946, na comunidade de Santa Emília, município de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul. Dedicou-se aos estudos para a vida sacerdotal. E, depois de sua ordenação, na década de 1970, engajou-se na diocese de Chapecó, na região Oeste do estado de Santa Catarina.
Padre Lothário foi um homem de profunda fé no Deus Amor, o Deus Pai e Mãe, aquele da vida plena para todas e todos, dentre os quais, os povos indígenas, os sem-terra, os agricultores familiares e os trabalhadores urbanos.
O Cimi Sul, nesse momento, expressa sua solidariedade aos familiares e amigos do Padre Lothário, mas acima de tudo, agradece a Deus por termos tido o privilégio de conviver com ele e comungar dos mesmos princípios, valores e perspectivas missionárias.
Padre Lothário tornou-se membro do Cimi Regional Sul e atuou junto aos povos indígenas na Diocese de Chapecó (SC). No Cimi Sul, chegou a ser coordenador regional. Depois seguiu sua missão nas paróquias da Diocese de Chapecó, onde buscou cultivar a fé, a esperança, a comunhão, mas acima de tudo, engajar-se nas lutas pela vida e por justiça para todas e todos.
No Regional Sul, Padre Lothário teve presença marcante junto ao povo Kaingang, especialmente na Terra Indígena Toldo Chimbangue, num momento histórico e desafiador, quando da demarcação desta terra. Seu compromisso e companheirismo é lembrado com carinho pelos Kaingang.
Agora, na outra dimensão da fé, Padre Lothário encontrar-se-á com os velhos e bons amigos e, dentre eles, certamente, estará Dom José Gomes, com quem partilhou sonhos e esperanças de uma Terra Sem Mal. A deles já garantiram. Nós, cada um e cada uma seguiremos, passo a passo, dia a dia, construindo.
Chapecó (SC), 17 de outubro de 2024
Conselho Indigenista Missionário – Cimi Regional Sul