17/10/2024

Nota de pesar do Cimi Regional Sul pelo falecimento do padre Lothário Thiel

Padre Lothário foi um homem de profunda fé no Deus Amor, aquele da vida plena para todas e todos, dentre os quais, os povos indígenas, os sem-terra, os agricultores familiares e os trabalhadores urbanos

Padre Lothário Thiel. Foto: A Fronte -Jornalismo das Gentes

Padre Lothário Thiel. Foto: A Fronte -Jornalismo das Gentes

Com pesar, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Sul recebeu a notícia do falecimento do padre Lothário Thiel, ocorrido hoje, 17 de outubro de 2024, em Anchieta, Santa Catarina.

Padre Lothário nasceu em 3 de setembro de 1946, na comunidade de Santa Emília, município de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul. Dedicou-se aos estudos para a vida sacerdotal. E, depois de sua ordenação, na década de 1970, engajou-se na diocese de Chapecó, na região Oeste do estado de Santa Catarina.

Padre Lothário foi um homem de profunda fé no Deus Amor, o Deus Pai e Mãe, aquele da vida plena para todas e todos, dentre os quais, os povos indígenas, os sem-terra, os agricultores familiares e os trabalhadores urbanos.

O Cimi Sul, nesse momento, expressa sua solidariedade aos familiares e amigos do Padre Lothário, mas acima de tudo, agradece a Deus por termos tido o privilégio de conviver com ele e comungar dos mesmos princípios, valores e perspectivas missionárias.

Padre Lothário tornou-se membro do Cimi Regional Sul e atuou junto aos povos indígenas na Diocese de Chapecó (SC). No Cimi Sul, chegou a ser coordenador regional. Depois seguiu sua missão nas paróquias da Diocese de Chapecó, onde buscou cultivar a fé, a esperança, a comunhão, mas acima de tudo, engajar-se nas lutas pela vida e por justiça para todas e todos.

No Regional Sul, Padre Lothário teve presença marcante junto ao povo Kaingang, especialmente na Terra Indígena Toldo Chimbangue, num momento histórico e desafiador, quando da demarcação desta terra. Seu compromisso e companheirismo é lembrado com carinho pelos Kaingang.

Agora, na outra dimensão da fé, Padre Lothário encontrar-se-á com os velhos e bons amigos e, dentre eles, certamente, estará Dom José Gomes, com quem partilhou sonhos e esperanças de uma Terra Sem Mal. A deles já garantiram. Nós, cada um e cada uma seguiremos, passo a passo, dia a dia, construindo.

Chapecó (SC), 17 de outubro de 2024

Conselho Indigenista Missionário – Cimi Regional Sul

Share this:
Tags: