26/12/2023

Nota do Cimi Regional Sul: violência atinge os Avá Guarani em pleno Natal

Os indígenas relatam que, de 23 a 25 de dezembro, pessoas dispararam com armas de fogo e atearam fogo em casas, queimaram e roubaram seus pertences

Munição encontrada pelos Avá Guarani em seu território. Foto: povo Avá Guarani

O Conselho Indigenista Missionário – Cimi Regional Sul vem a público para denunciar e manifestar sua preocupação e indignação pelos ataques criminosos de fazendeiros contra os Avá Guarani no Paraná, Tekoha Guasu Guavirá. Desde o dia 23 de dezembro, já nas festividades do Natal, fazendeiros criminosos, com seus capangas, passaram a invadir e destruir os pertences dos indígenas, que vivem em barracos em seu território originário.

De acordo com as lideranças Guarani, os fatos ocorreram nos dias 23, 24 e 25, dia de Natal, pela manhã. Os indígenas relatam que pessoas dispararam com armas de fogo e atearam fogo em casas, queimaram seus pertences e roubaram motocicletas e outros pertences. Depois dos ataques, agentes da Polícia Federal realizaram rondas na região.

Também de acordo com as lideranças, o povo está sendo monitorado por drones pelos fazendeiros. Com isso, os agressores monitoram também a Polícia Federal, facilitando suas ações criminosas nos momentos em que esta deixa o local.

O Cimi Sul manifesta solidariedade aos Avá Guarani e apoia sua luta pela demarcação de suas terras tradicionalmente ocupadas no estado do Paraná. Exigimos ações mais enérgicas por parte das autoridades federais, para evitar novas violências e identificar e responsabilizar agressores e mandantes por todos os danos individuais e coletivos causados aos indígenas.

Chapecó (SC), 25 de dezembro de 2023, dia do Natal.

Conselho Indigenista Missionário – Cimi, Regional Sul

Share this:
Tags: