16/10/2023

Nota de pesar pelo falecimento de Panã Marubo

O Cimi Regional Norte 1 manifesta seu pesar e solidariedade aos familiares e amigos de Panã Marubo, grande liderança na Terra Indígena Vale do Javari, falecido no dia 14 de outubro

Panã Marubo. Foto: arquivo pessoal

Panã Marubo. Foto: arquivo pessoal

O coletivo do Conselho Indigenista Missionário – Cimi Regional Norte 1 e a Equipe do Cimi Javari expressam seu profundo pesar pelo falecimento de Walciclei Oliveira Duarte Panã Marubo, apresentando os sinceros pêsames e solidariedade à família e aos amigos.

Panã foi uma grande liderança indígena na Terra Indígena Vale do Javari. Professor, amigo e pessoa sábia, exerceu o cargo de Coordenador Regional da Funai – Vale do Javari. Sempre valorizou a presença do Cimi nesta região. Iniciou ainda adolescente sua liderança e luta em defesa dos povos indígenas. Aos 12 anos já participava do Conselho Indígena do Vale do Javari, a Civaja, que se tornou posteriormente a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, a Univaja.

Defendendo a educação indígena, foi um dos primeiros indígenas a ingressar na universidade e se graduar em pedagogia. Anos depois, assumiu a Coordenação de Educação Escolar Indígena, em Atalaia do Norte, Amazonas. Como professor indígena, sempre teve muito respeito pelos alunos e eles por sua liderança e capacidade de ensino.

Obrigado por sua vida entre nós! Descanse em paz, Panã, junto com os bons espíritos dos ancestrais e continue enviando força espiritual ao movimento indígena e a todos nós.

 

Manaus, 15 de outubro de 2023

 

Cimi Regional Norte 1

 

Share this:
Tags: