12/08/2023

Nota de pesar: nossa querida irmã Librada Cabrera fez sua passagem à vida eterna

De origem espanhola, a vida e a missão de Irmã Librada pertenceram à América Latina, servindo em inúmeras comunidades indígenas de diversos países por mais de 50 anos

Irmã Librada Cabrera no Encontro dos Povos indígenas do regional em Mãe Terra. Foto: arquivo Cimi

Por Cimi Regional Mato Grosso do Sul

O Conselho Indigenista Missionário – Cimi manifesta seu profundo pesar pela passagem à vida eterna de nossa querida irmã Librada Cabrera, missionária Laurita da Congregação das Missionárias de Maria Imaculada e Santa Catarina de Sena.

De origem espanhola, a vida e a missão de Irmã Librada pertenceram à América Latina, por onde pôde servir em inúmeras comunidades indígenas de diversos países por mais de 50 anos. Chegou ao Brasil no ano de 2000 para integrar a missão das irmãs Lauritas junto ao Povo Terena, incialmente na aldeia de Cachoeirinha, Miranda, na Diocese de Jardim (MS).

A vida e a missão de Irmã Librada pertenceram à América Latina

Irmã Librada Cabrera junto à prof. Leila do Marangutu no Encontro dos Povos indígenas do regional em Mãe Terra. Foto: arquivo Cimi.

Irmanadas ao Cimi MS e profundamente cativada e cuidada pelo Povo Terena, Irmã Librada pôde servir em nosso meio por 11 anos. Determinada, inteligente e incansável defensora da vida e dos direitos dos povos indígenas, ajudou muitas comunidade na luta pela terra, principalmente quando eram violentadas por ataques de fazendeiros ou se encontravam acampadas à beira de rodovias por força de despejos, como o ocorrido em 2010 na retomada Futuro da Criança, em Miranda. As mulheres Terenas encontravam nela um porto seguro, e a juventude, a certeza de que caminhava junto delas. Antes de retornar à Espanha em 2011, iniciou os trâmites de fundação da missão das irmãs Lauritas entre os indígenas Paĩ-tavyterã no Departamento de Amambai, Paraguai.

Irmã Librada Cabrera distribuindo materiais após o despejo do Futuro da Criança em Miranda. Foto: arquivo Cimi.

Juntamente com o Povo Terena, que hoje chora a perda desta aliada, queremos agradecer ao Deus da vida por seu testemunho em nosso meio e pedir que esta nossa irmã seja acolhida em sua aldeia celeste. Que seu testemunho continue vivo no meio do povo de Deus.

Share this:
Tags: