07/08/2023

Lideranças Yanomami e Ye’kwana denunciam, em carta, ineficiência no combate à invasão de suas terras

Para os indígenas reunidos na IV edição do Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana, ações realizadas até hoje não bastam para combater o garimpo e controlar o avanço de doenças

IV Fórum de Lideranças Yanomami e Ye'kwana, em Maturacá, na região de São Gabriel da Cachoeira (AM), TI Yanomami, julho de 2023. Foto: Evilene Paixao / Hutukara Associação Yanomami.

IV Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana, em Maturacá, na região de São Gabriel da Cachoeira (AM), TI Yanomami, julho de 2023. Foto: Evilene Paixao / Hutukara Associação Yanomami.

Por Assessoria de Comunicação do Cimi

Entre os dias 10 e 14 de julho, lideranças indígenas participaram da IV edição do Fórum de Lideranças Yanomami e Ye’kwana, no município de Maturacá, região de São Gabriel da Cacheira, na Terra Indígena Yanomami. O Fórum reuniu os presidentes da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Associação Yanomami do rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA), Associação de Mulheres Yanomami Kumirayoma (AMYK), Associação Ye’kwana Wanasseduume (SEDUUME), Associação Kurikama Yanomami (AKY), Urihi Associação Yanomami, Associação Xoromawë, Associação Parawamɨ, Associação Sanöma Ypassali, Associação Ninam Texoli (TANER) e mais de 300 lideranças de regiões diferentes da TIY.

No evento, as lideranças Yanomami e Ye’kwana discutiram temas sensíveis a suas comunidades. Dentre eles, a retirada dos garimpeiros, o controle do avanço da malária, assim como a reestruturação do sistema de atendimento à saúde.  “É urgente que o governo federal retire os invasores da nossa terra, controle definitivamente o avanço da malária e reestruture o sistema de atendimento à saúde para que possamos retomar nossas vidas e reconstruir nossas comunidades”, cita o documento. A carta pode ser acessada na integra, aqui.

Share this:
Tags: