24/08/2023

Em nota, Associações indígenas comunicam que mais uma vítima do ataque em Uxiú faleceu

A Nota foi divulgada no último domingo (20), pela Associação Indígena Ninam (TANER) e Hutukara Associação Yanomami (HAY)

IV Fórum de Lideranças Yanomami e Ye´kuana, 2023. Foto: Evilene Paixão / Hutukara

IV Fórum de Lideranças Yanomami e Ye´kuana, 2023. Foto: Evilene Paixão / Hutukara

Por Assessoria de Comunicação do Cimi

A Associação Indígena Ninam (TANER) e Hutukara Associação Yanomami (HAY) divulgaram uma nota conjunta, onde comunicam o falecimento de Venâncio Xirixana, na manhã do domingo, 20 de agosto, no Hospital Geral de Roraima (HGR). A liderança foi hospitalizada após ser alvejado por disparos de arma de fogo em ataque de garimpeiros, ocorrido no dia 29 de abril deste ano, na comunidade Uxiú, região do Alto Mucajaí, Terra Indígena Yanomami.

Seu Venâncio Xirixana se tonou mais uma vítima do ataque à comunidade Uxiú, quando “levou um tiro no intestino e estava com várias perfurações no órgão ocasionadas pelo projétil, o que causou uma infecção, que evoluiu ao óbito. Ele passou mais de 100 dias hospitalizado, lutando pela vida”, consta a Nota.

“Não aguentamos mais ver o nosso sangue derramado dentro do nosso território por invasores”

Neste mesmo ataque, o agente de saúde indígena, Ilson Xirixana, foi assassinato com um tiro na cabeça, e deixou outra pessoa ferida.

No relatório Nós Ainda Estamos Sofrendo, os indígenas relatam que algumas medidas do poder público geraram resultados, mas que parte dos garimpeiros têm retornado ao território yanomami por via fluvial.

As associações cobram esclarecimentos, “não aguentamos mais ver o nosso sangue derramado dentro do nosso território por invasores”.

Leia a nota na íntegra:

NOTA MAIS UMA VÍTIMA MORRE AO ATAQUE EM UXIÚ

Nós, da Associação Indígena Ninam (TANER) e Hutukara Associação Yanomami (HAY), viemos comunicar as autoridades o falecimento do nosso parente Venâncio Xirixana, na manhã deste domingo (20/08), no Hospital Geral de Roraima (HGR), vítima de um ataque a tiros ocorrido no dia 29 de abril deste ano, na comunidade Uxiú, região do Alto Mucajaí, Terra Indígena Yanomami.

Vênancio levou um tiro no intestino e estava com várias perfurações no órgão ocasionadas pelo projétil, o que causou uma infecção, que evoluiu ao óbito. Ele passou mais de 100 dias hospitalizado, lutando pela vida.

O ataque no final de abril já havia feito uma vítima, o agente de saúde indígena, Ilson Xirixana, que morreu após receber um tiro na cabeça. Uma terceira vítima também foi atingida com um tiro e conseguiu sobreviver.

A TANER e HAY pedem esclarecimentos das autoridades quanto as investigações desse ataque violento dos garimpeiros aos nossos parentes. Não aguentamos mais ver o nosso sangue derramado dentro do nosso território por invasores, que além de roubarem as nossas riquezas, devastam, contaminam e nos matam.

A dor do nosso povo é muito grande. Esse caso não pode ser esquecido, não pode ser só mais um. Queremos justiça! E mais uma vez reiteramos aos órgãos públicos a urgência da saída dos garimpeiros da nossa Terra-Floresta. Chega de mortes!

Boa Vista, 20 de agosto de 2023.

Share this:
Tags: