04/07/2022

Nota de Pesar pelo falecimento do Cardeal Dom Cláudio Hummes

Em sua trajetória, Dom Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo, foi um ser humano engajado na defesa das causas sociais, dos mais pobres, dos missionários e missionárias, dos nossos irmãos indígenas e da Amazônia

Arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, Dom Cláudio Hummes. Foto: Vatican News/ Divulgação

O Conselho Indigenista Missionário – Cimi vem manifestar profundo pesar pelo falecimento do Cardeal Dom Cláudio Hummes, ocorrido hoje pela manhã.

Em sua trajetória, Dom Cláudio Hummes, Arcebispo emérito de São Paulo, foi um ser humano engajado na defesa das causas sociais, dos mais pobres, dos missionários e missionárias, dos nossos irmãos indígenas e da Amazônia. Manifestava sempre sua preocupação com as questões ambientais e climáticas e a sobrevivência das pessoas e dos biomas, tendo sido Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama).

Foi um dos incentivadores da convocação do Sínodo para a Região Pan-Amazônica, ocorrido em outubro de 2019, em Roma. Por onde Dom Cláudio passava, fazia ressoar fortemente a voz das populações amazônicas, massacradas por projetos predatórios de morte e de violência, bem como as doenças da terra e do ser humano. Na Ceama, trabalhava para que as propostas que surgiram no Sínodo se tornassem uma “ponte que anima outras redes e iniciativas ambientais em nível continental e internacional”.

Foi amigo do Papa Francisco, que assim se referiu a ele: “Dom Cláudio teve a coragem de abrir trilhas e caminhos”.

O Cimi e os povos indígenas se solidarizam com a grande família de Dom Cláudio Hummes, que hoje lamenta a partida de um irmão tão querido e tão necessário, pelos seus exemplos e luta, ao nosso país e ao nosso planeta. Ao mesmo tempo, agradece ao Deus da Vida pela existência de Dom Cláudio Hummes entre nós. Que ele seja recebido com alegrias e louvores em sua nova morada!

Dom Cláudio Hummes, presente!

Conselho Indigenista Missionário

Brasília, 04 de julho de 2022

Share this:
Tags: