04/04/2022

Lançamento do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal – 50 anos do Encontro de Santarém (1972-2022)

O lançamento será realizado durante a Coletiva de Imprensa será realizada nesta terça-feira, 5 de abril, às 9h (horário de Brasília)

Arte: Repam-Brasil

Por Assessoria de Comunicação da Repam-Brasil

A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam – Brasil) e a Arquidiocese de Santarém (PA) convidam a Imprensa para uma Coletiva a realizar-se no dia 5 de abril (terça-feira), às 9h (horário de Brasília), no Seminário São Pio X, Santarém, PA. O evento tem como objetivo o lançamento do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal – 50 anos do Encontro de Santarém (1972 – 2022).

Na coletiva estarão presentes o Arcebispo de Porto Velho e membro da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB, Dom Roque Paloschi; o Arcebispo de Manaus e membro da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB, Dom Leonardo Steiner; o Arcebispo Metropolitano de Santarém e Bispo Referencial da Pastoral do Turismo da CNBB, Dom Irineu Roman; e a assessora da Repam-Brasil e professora da Universidade Federal de Roraima, Profa. Dra. Márcia Maria de Oliveira.

A coletiva será transmitida pelo Sistema de Comunicação da Arquidiocese de Santarém (TV Encontro Canal 26.1, Rádio Rural – AM 710, Facebook: @encontrotv e Youtube da TV Encontro: https://www.youtube.com/c/TVEncontro). Os jornalistas também podem enviar suas perguntas pelo chat do Youtube ou Facebook da TV Encontro.

 

Sobre o Encontro

Em 2022 completam-se os 50 anos da realização do IV Encontro da Pastoral da Amazônia, realizado de 24 a 30 de maio de 1972 em Santarém, no Seminário São Pio X, com a presença de vários bispos e administradores diocesanos da região. Este encontro culminou no conhecido “Documento de Santarém”, que são as Linhas Prioritárias da Pastoral da Amazônia.

Para celebrar o encontro de 1972, os bispos das prelazias, dioceses e arquidioceses de toda a Amazônia Legal, além de sacerdotes, leigos e religiosos e religiosas, estarão em Santarém, também no Seminário São Pio X, de 6 a 9 de junho deste ano, para o IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal.

Há 10 anos, também em Santarém, os bispos dos três regionais da CNBB na região amazônica, na época, Norte 1, Norte 2 e Noroeste (depois foi criado o Regional Norte 3), estiveram reunidos para celebrar os 40 anos do Documento de Santarém e refletir a ação evangelizadora da Igreja na Amazônia com referência ao Documento de 1972.

 

Documento de Santarém

O Documento de Santarém, publicado em 1972, traz em suas linhas prioritárias a Realidade Amazônica com duas diretrizes básicas: a Encarnação na Realidade e a Evangelização Libertadora. Também se preocupa com a Comunidade Cristã de Base ao assegurar que a criação delas “tem que ser um dos objetivos primários da Pastoral Amazônica”. Um ponto a ressaltar no documento é quanto a Pastoral Indígena ao afirmar que, “A Igreja na Amazônia, sem favor algum, tornou-se historicamente a maior responsável pelo índio. Esta posição é simples consequência de sua presença multissecular entre os silvícolas”.

As Linhas Prioritárias também acrescentam sobre os “Meios de Comunicação Social”, ao garantir que é uma preocupação fundamental da Igreja “a integração dos meios de comunicação na pastoral orgânica da Amazônia, para a realização de suas linhas de ação”. O documento encerra destacando uma frase dita pelo Papa Paulo VI: “Cristo aponta para a Amazônia”.

O documento de 1972 está disponível neste link da página 9 até a 29: https://repam.org.br/wp-content/uploads/2022/03/Desafio-Missionario-coletanea_REVISAO-FINAL-1.pdf

 

Serviço

Coletiva de imprensa: Lançamento do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal – 50 anos do Encontro de Santarém (1972-2022)

5 de abril, terça-feira

9h (horário de Brasília)

Seminário São Pio X – Transmissão pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação (TV Encontro Canal 26.1, Rádio Rural – AM 710, Facebook: @encontrotv e Youtube da TV Encontro: https://www.youtube.com/c/TVEncontro)

 

Contatos

Ana Caroline Lira – [email protected] 

Aritana Aguiar – [email protected]

Share this:
Tags: