01/03/2022

Olhares indígenas e missionários sobre a história do Cimi analisam a história dos 50 anos do Cimi na 42ª Assembleia do Regional Norte I

Lideranças indígenas relatam, sob sua ótica, suas histórias dentro da história dos 50 anos do Cimi que, junto com os missionários, foi construída em aliança e forte parceria

Ritual de boas vindas. Foto: Adriana Huber Azevedo/Cimi Norte 1

Ritual de boas vindas. Foto: Adriana Huber Azevedo/Cimi Norte 1

Por Lígia Kloster Apel, da Assessoria de Comunicação do Cimi Norte I

Diversas lideranças indígenas participaram da Assembleia do Cimi Regional Norte I, que abrange os estados de Roraima e Amazonas, nos dias 07 a 09 de fevereiro. Na mesa de debates “As lutas indígenas e o Cimi, pelos indígenas”, contaram, sob o seu olhar, a trajetória do Cimi e a sintonia estabelecida com as lutas indígenas.

Ercília Ticuna, vice coordenadora da Associação de Mulheres Indígenas do Médio rio Solimões e Afluentes, diz que não tem a idade do Cimi, mas lembra dele na sua infância.  “Eu lembro quando eu era muito criança, das visitas do Cimi na minha aldeia. Ainda não era Terra Indígena, ainda estava iniciando toda essa movimentação para o reconhecimento e demarcação. Eu ouvia as histórias que contavam para meus pais e meus avós. E sei que foi graças a essas conversas que minha aldeia, Tupã Supé, se tornou aldeia de uma Terra Indígena”, diz convencida de que essa contribuição de partilha de conhecimentos continua sendo importante, inclusive para a organização do atual grupo de mulheres. “Me sinto fortalecida como mulher indígena quando o Cimi estimula nossa participação”.

“Eu lembro quando eu era muito criança, das visitas do Cimi na minha aldeia. Ainda não era Terra Indígena, ainda estava iniciando a movimentação para o reconhecimento e demarcação”

Ercília Ticuna, vice coordenadora da Associação de Mulheres Indígenas do Médio rio Solimões e Afluentes, durante a Assembleia do Cimi Regional Norte I. Foto: Reprodução

Emerson Mura, do município de Manicoré, também diz que não sabe quanto tempo o Cimi está na região, mas afirma que desde que começou participar do movimento indígena viu o Cimi contribuindo com as organizações. “O Cimi deve ter mais de 20 anos aqui na região, porque desde que estou no movimento vejo o Cimi na aldeia, ajudando a fortalecer nossas organizações. No início eram organizações comunitárias, cada uma tinha a sua, depois o Cimi estimulou que formássemos uma organização regional e formamos a OPIMTTAPP” (Organização dos Povos Indígenas Mura, Munduruku, Tora, Tenharim, Apurinã, Parintin e Pirahã).

Saudoso, seu João Baiano Apurinã, da região do rio Purus, lembra inclusive as datas em que fundaram as organizações da região. “No dia 5 de maio de 1995 na aldeia Sapoal começamos o movimento indígena. Em 2001, fui eleito coordenador e começamos com o problema da saúde indígena. Depois formamos a Associação dos Produtores da Terra Indígena Caititu, a APITEC. Até hoje estamos nela. O Cimi sempre foi nosso parceiro, na educação, na saúde e na nossa organização”, diz o Apurinã agradecido.

“O Cimi sempre foi nosso parceiro, na educação, na saúde e na nossa organização”

João Baiano Apurinã, representando a região do rio Purus, na Assembleia do Cimi Regional Norte I. Foto: Reprodução

Da região do rio Madeira, veio Egídia Maraguá, que se sente orgulhosa por representar uma nação indígena e é agradecida ao Deus da vida, Monãg, e ao parceiro CIMI. “Aqui represento uma nação, nosso povo, nossos idosos, nossas crianças. Agradecemos Monãg por estarmos resistindo a essa pandemia, e agradeço também a esse parceiro que se chama Cimi que, sem priorizar ninguém, vem trabalhando em favor dos povos. Em lugares longínquos como são as aldeias, somente esse parceiro chega até lá”.

Para Darci Marubo, da região Alto Solimões, a história é longa, muitas histórias dentro da história, mas faz os seus destaques. “É uma história muito grande para ser contada, mas tem uma ação que preciso destacar que é a demarcação da Terra Indígena Vale do Javari. Foi coletando assinaturas no Brasil todo e com o incentivo da OPAM (Operação Amazônia Nativa) e do Cimi que conseguimos lutar até conseguir a regularização da nossa Terra. Conseguimos também nosso sistema de rádio que hoje a Sesai toma conta. Esses parceiros ajudaram mostrando os caminhos para lutar e resistir”.

“É uma história muito grande para ser contada, mas tem uma ação que preciso destacar que é a demarcação da TI Vale do Javari”

Darci Marubo, representando a região Alto Solimões, na Assembleia do Cimi Regional Norte I. Foto: Reprodução

O coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Edinho Macuxi, também lembra que a caminhada foi longa e árdua, mas que a aliança deve continuar crescida e fortalecida. “O Cimi é nosso parceiro histórico e é orgulho fazer parte dessa caminhada. Uma caminhada lado a lado. Uma verdadeira corrente, uma base forte na conquista dos direitos e do território. Na luta perdemos pessoas que foram a estrutura dessa caminhada, hoje nos fazem falta, mas é por elas que seguimos resistindo. Principalmente nesse ano precisamos estar com nossa aliança crescida, fortalecida, para encarar o que tá vindo pela frente”.

Concordando com o “seguir em frente” do Macuxi, Gersem Baniwa, professor indígena em Manaus, avalia que “esses 50 anos devem ser comemorados sim, mas acima de tudo deve ser uma celebração de repactuação, de renovação da aliança, da parceria e do compromisso pela luta dos direitos, da dignidade, da vida e da existência dos povos indígenas”.

“Esses 50 anos devem ser comemorados sim, mas acima de tudo deve ser uma celebração de repactuação, de renovação”

Professor indígena Gersem Baniwa, na Assembleia do Cimi Regional Norte I. Foto: Reprodução

A história, assim como a luta, continua

Também os atuais missionários do Cimi Regional Norte I falaram sobre suas percepções e, apesar de “não terem 50 anos de vida”, como disse Ercília Ticuna, conhecem as graves situações de violências enfrentadas pelos indígenas e missionários ao longo dos 50 anos do Cimi.

Os massacres decorridos da implantação de projetos desenvolvimentistas que os indígenas sofrem desde a década de 1970, são acompanhados e confrontados pelo Cimi. Apoiando e contribuindo com o fortalecimento das lideranças indígenas, os missionários incentivaram a formação das organizações indígenas que, com o seu protagonismo, viabilizaram a resistência.

“Entre outras conquistas, está a demarcação da Terra Indígena Rio Negro e a criação do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro”

Francesc Comelles, integrou a equipe Alto rio Negro e atual coordenador do Cimi Regional Norte I, durante a Assembleia do Cimi Regional Norte I. Foto: Reprodução

É o caso da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), que existe desde 1987. Com apoio da equipe do Cimi que atua na região do Baixo Rio Negro, com sede em Barcelos, na realização das suas assembleias e incidências políticas, a FOIRN resistiu e avançou. “Entre outras conquistas, está a demarcação da Terra Indígena Rio Negro e a criação do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro. Hoje, a FOIRN conta com mais de 4 mil indígenas de todos os povos que vivem na região”, conta Francesc Comelles, que há 10 anos atua como missionário do Cimi na região.

De violências, embates, mortes e profundas dores é feita a história indígena. Mas, os que não morreram resistem. Para eles, a história também é feita de resistência e existência. Apesar do desaparecimento de muitas formas indígenas de viver, outras muitas continuam resilientes e vivas na sua cultura e seu jeito de ser e existir.

“Os que não morreram resistem. Para eles, a história também é feita de resistência e existência”

Emerson Mura, representando a região do município de Manicoré, na Assembleia do Cimi Regional Norte I. Foto: Reprodução

É o que a equipe do Cimi que atua na diocese de Humaitá, região do rio Madeira e Manicoré, relata sobre o povo Mura-Pirahã, que se autodenomina Yatchehe e vive às margens do rio Maici com uma população de, aproximadamente, 340 indígenas.

“Uma de suas características mais marcantes é a resistência cultural. Apesar de mais de um século de contato, os Pirahã ainda vivem de maneira tradicional, conservando sua língua e seus costumes. O português é conhecido e falado somente pelos homens e, mesmo assim, de maneira precária. Vivem de maneira seminômades. Passam a maior parte do tempo viajando em canoas, deslocando-se da terra firme para as praias. No inverno ocupam a terra firme, fixando-se em seus lugares de coleta de castanha, produto de comercialização. No verão mudam-se para as praias, onde vivem praticamente ao relento, dedicando-se à pesca e à realização de rituais. São caçadores e coletores, atividades fundamentais para a sua autossustentação, e que dificulta o interesse no plantio de roças,”, explica o missionário Pedro da Silva Souza em sua apresentação.

“É a certeza da resistência, resiliência e continuação da vida dos povos indígenas que impulsiona as ações dos missionários”

Egídia Maraguá, representando a região do rio Madeira, na Assembleia do Cimi Regional Norte I. Foto: Reprodução

É a certeza da resistência, resiliência e continuação da vida dos povos indígenas que impulsiona as ações dos missionários que relataram suas atividades na assembleia, apresentando um Cimi de 50 anos de missão e ação na defesa dos povos originários. Surgiu e permaneceu nessa caminhada de resistência. “Essa certeza de que a luta se faz com esperança, fé, coragem, responsabilidade, compromisso e, acima de tudo, respeito à vida”, está implícita nos relatos das nove equipes de missionários e missionárias que compõe o Regional Norte I do Cimi. No Amazonas: Lábrea/Cuniuá, EAPIL – Equipe de Apoio aos Povos Indígenas Livres, Equipe Itinerante, Tefé, Juruá, Rio Madeira/Manicoré, Barcelos, Borba e Javari. Em Roraima, a equipe do Cimi em parceria com a Pastoral Indigenista atua nas regiões de Amajari, Sera da Lua, Tabaio, São Marcos e Murupu, Raposa Serra do Sol, Catrimani (Yanomami) e Curiara com os indígenas imigrantes da Venezuela. Também a Cáritas da Arquidiocese de Manaus é parceira incondicional do Cimi.

“Essa certeza de que a luta se faz com esperança, fé, coragem, responsabilidade, compromisso e, acima de tudo, respeito à vida, está implícita nos relatos das equipes do Cimi Regional Norte I”

Edinho Macuxi, coordenador do Conselho Indígena de Roraima – CIR, durante a Assembleia do Cimi Regional Norte I. Foto: Reprodução

Share this: