Nota de condolências pela Páscoa de Dom André de Witte
O Conselho Indigenista Missionário – Cimi soma-se aos muitos votos de condolências pela passagem de Dom André de Vitte, presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT)
O Conselho Indigenista Missionário – Cimi, através de seu Presidente Dom Roque Paloschi e em nome de todos os seus missionários, missionárias e integrantes, vem se somar aos muitos votos de condolências pela passagem de Dom André de Witte, ontem, dia 25 de abril de 2021, aos 77 anos.
Sim… Ele foi um bom Pastor entre o Povo de Deus. Vindo da Bélgica, assumiu, já como padre, o clamor do rebanho e a sua proteção.
Como Bispo, foi presidente do Serviço Pastoral do Migrante (SPM) e, posteriormente, presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), função que ocupou até os dias atuais. No âmbito da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB), integrava a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Transformadora e a Comissão Especial sobre Mineração e Ecologia Integral.
Conquistou o povo da Diocese de Rui Barbosa – Bahia, sempre a serviço da população, especialmente a mais pobre e necessitada, com gratuidade, compaixão e esperança.
Nos dias atuais de desgoverno, marcados pelo ódio, pela injustiça contra a vida do povo mais pobre, vai nos fazer falta, ainda mais do que a presença física de Dom André, o seu compromisso com a vida plena.
Aos familiares de Dom André, ao povo da Diocese de Rui Barbosa e aos companheiros da CPT e do SPM, os nossos sentimentos e solidariedade, na certeza de que a Vida e o Pastoreio de Dom André serão exemplos a seguir, nos animando na caminhada.
O Cimi e todos os seus integrantes lamentam sua passagem, mas continuam na esperança e testemunho exemplificados por Dom André. Nossa gratidão por sua vida e missão.
Brasília, 26 de abril de 2021
Conselho Indigenista Missionário – Cimi