Nota de gratidão a Dom Juventino Kestering
O Cimi Regional Mato Grosso expressa seu pesar pelo falecimento de Dom Juventino Kestering, no dia 28 de março, e também sua gratidão ao bispo, que sempre se fez presente nas Assembleias Regionais e nas aldeias do povo Boe-Bororo
Ao mesmo tempo em que expressamos nosso Pesar pelo falecimento de Dom Juventino Kestering, nesta manhã de 28 de março de 2021, queremos expressar nossa Gratidão ao bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT), que por alguns anos foi também nosso Bispo Referencial junto à CNBB Regional Oeste II.
Nos acolheu muitas vezes e sempre se fez presente em nossas Assembleias Regionais e nas aldeias do povo Boe-Bororo, mantendo uma atenção especial às demandas dos povos e à ação pastoral junto a estes. Com sua postura respeitosa à cultura e religiosidade bororo, buscou manter e aprofundar a Pastoral Indigenista na Diocese.
Embora os momentos de maior fragilidade na saúde, fazia questão de participar das atividades realizadas pelo Cimi Regional Mato Grosso, contribuindo também na formação de seus membros.
Em um momento em que a Covid-19 torna-se ainda mais terrível pelo descaso de governantes, mormente do governo federal, perguntamo-nos quantas outras vidas serão ceifadas até que ações de reais efeitos sejam realizadas no combate à pandemia?
Aos familiares de Dom Juventino, à sua grande família diocesana e à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, nosso abraço acolhedor neste momento de dor.
Ao Grande Criador, rogamos que acolha em seus braços este que “combateu o bom combate, guardando a fé”, deixando profundas pegadas em sua caminhada.
28 de março de 2021
Conselho Indigenista Missionário Regional Mato Grosso