08/02/2021

Nota de pesar pela morte prematura de Patrícia Duarte, Mbya Guarani

Segundo a comunidade, Patrícia estava doente há mais de duas semanas. Seu caso reflete fragilidades da Sesai na prevenção e no acompanhamento aos doentes, avalia o Cimi Regional Sul

Conselho Indigenista Missionário - Cimi O cacique Santiago Franco, Terra Mbya Guarani Yvy Poty, Barra do Ribeiro, informou com tristeza e pesar o falecimento ocorrido hoje, 08 de fevereiro de 2021, de Patrícia Duarte, de 21 anos de idade.

Ela estava doente há mais de duas semanas e, de acordo com as informações da comunidade, foi acompanhada pela Kunhã Karai.

Santiago relatou que Patricia estava com muitas dores no peito e seio. Provavelmente veio a óbito em função de um câncer de mama.

Esse caso reflete fragilidades, por parte das ações e serviços da Sesai, nas ações comunitárias no âmbito da prevenção e no acompanhamento aos doentes.

Manifestamos nosso abraço e solidariedade a família de Patrícia, a comunidade Yvy Poty e a todo o povo Mbya Guarani que, nestes tempos de desconstrução das políticas assistenciais, está entre aqueles que mais sofrem pela omissão e negligência do Estado.

 

Porto Alegre, 08 de fevereiro de 2021

 

Cimi Regional Sul – Equipe Porto Alegre

Share this:
Tags: