24/04/2020

Federação dos Povos e Organizações Indígena do Ceará

Povos e organizações indígenas estão organizando campanhas de arrecadação de recursos para enfrentar a pandemia de covid-19

A Federação de Povos e Organizações Indígenas do Ceará (FEPOINCE), entidades indigenistas e organizações sociais mobilizados frente à situação de vulnerabilidade social e precária segurança alimentar dos povos indígenas no estado, estão se organizando para a criação de uma rede de solidariedade e apoio no combate e prevenção do coronavírus (COVID-19) nas aldeias.

As populações indígenas, em sua grande maioria, estão concentradas em pequenos territórios ou em retomadas. Muitas destas áreas estão localizadas próximas a áreas urbanas com inúmeros casos já confirmados, fato que favorece a possibilidade de contágio pelo coronavírus. Para evitar isso, é necessário apoiar as condições financeiras e sanitárias para que os povos indígenas mantenham o isolamento social. Nesse sentido, esta rede de solidariedade inicia uma ampla campanha com o objetivo de buscar subsídios para garantir a qualidade de vida das famílias indígenas enquanto durar a quarentena.

Na maioria das aldeias indígena no Ceará, são desenvolvidas atividades de subsistência e/ou econômicas (comercialização de artesanatos, trabalhos domésticos e/ou na construção civil, turismo comunitário, pesca e coleta de crustáceos e mariscos, reciclagem de materiais etc.) que, no momento, encontram-se prejudicadas pela pandemia do Covid19. Tal situação compromete a obtenção e produção de alimentos e a aquisição de itens de higiene e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), pela ausência de recursos financeiros.
Deste modo, convocamos a sociedade, aos apoiadores, amigos e simpatizantes da causa indígena à colaborar com esta campanha emergencial de aquisição de alimentos, materiais de higiene pessoal e EPI para os povos indígenas no Ceará!
Que nossa solidariedade seja maior que a pandemia!

FEDERAÇÃO DOS POVOS E ORGANIZAÇÕES INDÍGENAS DO CEARÁ
CNPJ: 34.816.161/0001-70
Caixa Econômica
Ag: 0919
Op: 003
Conta: 5489-6

Share this: