22/04/2020

Casos indígenas de covid-19 não registrados pela Sesai

Listagem dos óbitos de indígenas por covid-19 que não estão sendo registrados pela Sesai. Secretaria não dá assistência nem contabiliza casos ocorridos em contexto urbano

Povos indígenas e o coronavírus

Por Assessoria de Comunicação do Cimi

A Sesai não tem contabilizado os casos e nem os óbitos de covid-19 entre indígenas que vivem em contexto urbano, e defende que o atendimento a essa parte da população indígena seja feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esta posição contraria as recomendações do MPF e as reivindicações de organizações indígenas, que defendem que todos os indígenas, residentes em terras tradicionais ou em espaços urbanos, devem ser atendidos pela Sesai.

Na página especial do Cimi Povos indígenas e coronavírus, mantemos uma contagem dos óbitos de indígenas por covid-19. Os casos contabilizados pela Sesai são obtidos com base nos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pelo órgão. Para abranger os demais casos, que não estão sendo registrados pela secretaria, também incluímos os números da contagem independente que está sendo feita pelas organizações indígenas e sistematizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

Como a Sesai não dá mais detalhes sobre a identidade, a idade, o gênero ou o povo dos indígenas que registra em seus dados, é impossível saber se os números das contagens indígenas incluem todos os casos registrados pela Sesai. Para evitar possíveis duplicações, optamos por manter as contagens independentes, sem somar números de fontes diferentes.

Também fazem contagens independentes de casos de óbitos e infecções indígenas a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), a Rede de Monitoramento de Direitos Indígenas em Pernambuco (Remdipe), a Comissão Guarani Yvyrupa e outras organizações indígenas que compõem a Apib.

Share this: