03/09/2019

Ato pela Amazônia: em defesa da vida dos povos e da floresta

Organizada pela REPAM-Brasil, a atividade ocorrerá no dia 04 de setembro, às 11h,
no Salão Verde da Câmara dos Deputados

Arte: REPAM-Brasil

Arte: REPAM-Brasil

Por REPAM-Brasil

A Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil, em parceria com uma série de organizações da Igreja e da sociedade civil, realiza na próxima quarta-feira, dia 04 de setembro às 11h, um Ato em defesa da Amazônia. A atividade, programada para o Salão Verde da Câmara dos Deputados, faz parte das celebrações que estão sendo organizadas ao longo da semana por ocasião do dia da Amazônia, comemorado em 05 de setembro.
Para o ato, são esperadas dezenas de organizações que atuam na Amazônia, além de lideranças representativas das comunidades locais. Dom Evaristo Spengler, bispo do Marajó, entregará aos parlamentares uma carta escrita pelos bispos da Amazônia brasileira.
Criada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do bioma e toda a sua biodiversidade para o planeta, a data faz referência ao 5 de setembro de 1850, quando Dom Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas, hoje estado do Amazonas. A data, no entanto, extrapola a celebração apenas do estado e se estende para todo o bioma.

“A atual conjuntura não permite apenas celebrar o dia, mas mobilizar em vista da construção de políticas públicas e na defesa do território e de seus povos”

A Amazônia Legal, área que compreende cerca de 5,5 milhões de quilômetros apenas de floresta, é composta por 9 estados brasileiros. Além do Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia e Tocantins, estados da região norte do Brasil, Maranhão e Mato Grosso também fazem parte do bioma. Na América do Sul, outros 8 países também estão nesse conjunto, são eles Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador, compondo a Pan-Amazônia.
“A atual conjuntura não permite apenas celebrar o dia, mas mobilizar em vista da construção de políticas públicas e na defesa do território e de seus povos”, afirmou Ir. Maria Irene Lopes, secretária executiva da REPAM-Brasil, uma das organizadoras do Ato. Para ela, “somar forças com os diferentes organismos da sociedade em vista da Amazônia no atual contexto é um imperativo para aqueles que estão continuamente ao lado das pessoas que vivem no território amazônico”.

“somar forças com os diferentes organismos da sociedade em vista da Amazônia no atual contexto é um imperativo para aqueles que estão continuamente ao lado das pessoas que vivem no território amazônico”

Fazem parte da organização da atividade a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Conselho Indigenista Missionário/Cimi, o Núcleo de Estudos Amazônicos/Neaz da Universidade de Brasília, o Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes/OLMA, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos/SMDH, a Conferência dos Religiosos do Brasil/CRB Nacional, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil/CONIC, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil/ANEC, a União Marista do Brasil/UMBRASIL, entre outras.

 

Serviços:
O que: Ato pela Amazônia: em defesa da vida dos povos e da floresta
Onde: Salão Verde da Câmara dos Deputados
Quando: 04 de setembro (quarta-feira)
Horário: 11h

Contatos:
ASCOM/REPAM-Brasil: Paulo Martins 61-985955278 – [email protected]
ASCOM/Cimi: Adi Spezia (61) 99641 6256 – [email protected]
Tiago Miotto (61) 99690 4454 – [email protected]

Share this:
Tags: