04/06/2019

Por educação, saúde e terra, indígenas e quilombolas realizam manifestações na Capital Federal

Aviso de pauta: Delegação de povos da Bahia e participantes da II Mobilização Nacional dos Estudantes Indígenas e Quilombolas participam de atos

"Por uma educação específica e diferenciada para os povos indígenas e quilombolas". Foto: Laila Menezes/Cimi

“Por uma educação específica e diferenciada para os povos indígenas e quilombolas”. Foto: Laila Menezes/Cimi

Por Assessoria de Comunicação – Cimi

Uma delegação de povos da Bahia e participantes da II Mobilização Nacional dos Estudantes Indígenas e Quilombolas estão em Brasília, durante essa semana, com o objetivo de dar seguimento às pautas e demandas levantadas pelos durante o Acampamento Terra Livre (ATL) 2019, realizado em abril deste ano. São cerca de 300 indígenas e quilombolas mobilizados na Capital Federal.

A manutenção do Programa de Bolsa Permanência é um dos principais pontos de pauta. O programa é uma política pública que busca garantir a permanência de estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas instituições federais de ensino superior durante o período letivo.

Saúde indígena e a falta de atendimento nas comunidades deverão ser assuntos tratados durante a semana, bem como a defesa da demarcação de terras. A reforma da Previdência, que também afetará negativamente os povos indígenas e quilombolas, caso seja aprovada pelo Congresso Nacional, está na pauta mais ligada à conjuntura de ameaças imposta pelo atual governo e que afeta o conjunto do país.

Os povos Pataxó, Pataxó Hã Hã Hãe, Tupinambá, Tuxá,  Kariri Sapuya, Kiriri, Kaimbé e Tapuia compõem a delegação que veio da Bahia com o reforço de povos de Pernambuco, caso dos Atikum, Xukuru e Pankararu, e Paraíba com os Potiguara.

A II Mobilização Nacional dos Estudantes Indígenas e Quilombolas conta a participação de estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Entre as atividades programadas para a semana, está um ato em frente à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), às 9h, e ida ao Ministério da Educação (MEC), às 14h, ambas nesta terça-feira (4). Na quarta-feira (5), pela manhã, está prevista uma marcha na Esplanada dos Ministérios.

O Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA) e a II Mobilização Nacional dos Estudantes Indígenas e Quilombolas organizam a agenda de atividades em conjunto.

Outras informações:

Adi Spezia: (61) 9 9641 6256

Vanessa Pataxó: (73) 9 9159-5487

Share this:
Tags: